31 de agosto de 2010

O que quer dizer a expressão "CASA DE DEUS" de 1 Tm 2.15 ???


Deus tem uma casa e nela deve haver ordem, assim como tenho uma casa e devo manter a ordem nela. A diferença que a ordem da casa de Deus foi dada por Ele aos homens (1 Tm 3.15). Estou agora me referindo à Igreja em um aspecto diferente. Já falei dela em outras postagens como Corpo, organismo, tendo a cabeça no céu. A casa é a parte terrena. O corpo continua perfeito (Efésios 4). A casa não (2 Timóteo 2). Mas isto não nos exime da responsabilidade da casa, que foi dada a homens.

O que vemos em 1 Coríntios 5? O cuidado da casa. Havia pecado e Paulo clama por ação. Trata-se de um caso de disciplina na Igreja ou assembléia no seu caráter de casa de Deus. Deveriam deixar que o que se prostituía decidisse se devia ou não participar da Ceia? Obvio que não. Os irmãos tinham o poder ou autoridade do Senhor para agir. É claro que no capitulo vemos algo mais que não temos hoje, a autoridade de entregar alguém a Satanás para a destruição da carne (morte) como Pedro fez com Ananias e Safira, o que é mais ou menos o caso do "pecado para morte" (do corpo) que encontramos nas epistolas.

Mas Paulo manda "tirai dentre vos a esse iníquo" (1 Co 5.13). Se pensarmos nos padrões modernos quando o homem inventou um montão de coisas que não encontramos nas Escrituras, uns iriam dizer que isto seria equivalente a hoje cassar a carterinha de membro do fulano, ou não deixar que entre no templo ou que participe de certas reuniões reservadas, proibi-lo de cantar no coro, tocar na banda, etc. etc.

Mas tudo isso não tem fundamento bíblico portanto não encontraremos os Coríntios agindo assim. Não tinham carterinha, não tinham templo, não tinham coro ou banda. Mas o que tinham então? Tinham a mesa do Senhor. Ou por que estaria escrito: "com o tal nem ainda COMAIS?" Onde comemos? Na mesa, o lugar de comunhão. Onde expressamos comunhão com os outros membros do corpo? No pão, partido a mesa do Senhor (1 Co 10).

1 Coríntios 5 não se trata de tirar alguém do corpo, pois isto é impossível, mas trata-se de tirar alguém da mesa do Senhor. E creio que se a assembléia (não um pastor, pois não encontramos "the one-man-band", ou melhor, "the one-man-ministry" nas epistolas) tinha o poder de excluir alguém da comunhão a mesa do Senhor, ela também tinha o poder de admitir, ou readmitir (que parece ser o assunto de 2 Co 2.7,8 quanto ao que foi excluído em 1 Co 5).

E isto era feito não com a autoridade de homens, mas com a autoridade do Senhor. Era feito em nome do Senhor Jesus Cristo (1 Co 5.4).

Fazer algo "em nome de" é fazer com autoridade delegada. Esta é a razão de meu posting anterior perguntando sobre a mesa do Senhor sob uma bandeira denominacional. Não consigo entender como algo dentro de uma denominação possa estar sendo feito SOMENTE em nome do Senhor, e não em nome dEle **E** da denominação. Mas isto já é outra historia.

Onde entra 1 Coríntios 11.28? (o "Examine-se a si mesmo")? Entra para os que JÁ estão a mesa. Colocando em termos práticos. Alguém chega a um local onde os irmãos estão reunidos ao nome do Senhor (Mt 18.20), celebrando a ceia do Senhor, a mesa do Senhor, e se apresenta como sendo cristão. Deve ser recebido com base no que fala? Não, pois a responsabilidade e cuidado da mesa foi dado aos que estão ali reunidos ("Tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, etc." Mt 18.18 - não se trata aqui de salvação, mas de administração).

O recém chegado pode ser um herege, um espírita (espíritas se dizem cristãos), um discípulo do Moon, etc. Ou, se for cristão, pode estar vivendo em adultério ou estar publicamente desonrando o nome do Senhor. Como posso me sentar a mesa e ter comunhão com alguém assim? Devemos nos lembrar Deus havia dado aos israelitas semelhante cuidado quando da ordenação da páscoa: "Nenhum incircunciso comera dela" (Ex 12.48)

Como sei se o que chegou é cristão? Não sei, pois só Deus conhece o coração. Mas pelas suas obras posso ter uma idéia. E só posso conhecer suas obras se observá-lo por algum tempo, ou receber com ele uma carta de recomendação de irmãos que conheço (como vemos que era feito no N.Testamento). Resolvida esta questão, certamente aquele irmão terá o seu lugar a mesa do Senhor para celebrar a memória da Sua morte.

Hei, você se esqueceu do "Examine-se a si mesmo"! Ah, sim! E o que vem a seguir? "...e ASSIM COMA DESTE PÃO E BEBA DESTE CÁLICE". (1 Co 11.28). O examine-se não é no sentido da própria pessoa julgar ou não se é digna de comer ou não. Éramos todos indignos, mas o Senhor nos fez dignos. Se cheguei até aqui, a ordem é "COMA!". E, assim examinado (um ex-indigno feito digno), eu como sempre. Não diz "veja se deve comer ou não", mas diz, "ASSIM COMA". Se estiver em algum pecado que desonre o nome de Cristo, não devo nem chegar a tal ponto. Devo antes confessar aos irmãos com os quais estou reunido e eles, com a autoridade que o Senhor deu a assembléia, decidirão se devo ser excluído da comunhão a mesa do Senhor.

É interessante como somos criteriosos quando se trata da nossa casa, mas como abrimos todas as portas quando se trata da casa do Senhor!

Será que o que escrevi acima tem fundamento bíblico? Antes de refutarem, esperaria que os irmãos analisassem cuidadosamente. Não é porque já fazemos algo há muitos anos que estamos fazendo certo. A Palavra de Deus é nosso padrão, não o que vemos sendo praticado ao redor.

20 de agosto de 2010

Como Entender a Bíblia???


Antes de mais nada há duas coisas que devemos ter em mente quando o assunto é a Palavra de Deus: primeiro, que não entendemos coisa alguma; e segundo, que não entendemos coisa alguma. Temos a Palavra de Deus, mas os judeus também têm. Os Testemunhas de Jeová também têm e a usam de acordo com suas idéias. É preciso ter algo mais do que a Palavra de Deus, é preciso ter o Espírito de Deus habitando em nós para entendê-la.

Que privilégio! Graça! Graça! Graça! Graça para nossa salvação, graça para nosso andar, graça para e em tudo o que fazemos ou somos, inclusive o entendimento da Palavra de Deus. Nada provém de nós mesmos.

Esse assunto "entender a Palavra de Deus" nos leva a um terreno delicado, onde devemos caminhar com cuidado para não errar. Nem sempre as coisas são claras, mas algumas exigem um exercício de fé diante do Senhor. Há momentos em que precisamos perguntar: O Senhor está falando comigo, Senhor? Será que vou ter de abrir mão de minhas idéias? Quando nossa voz é muito alta, não podemos escutar a dEle. Ele fala mansamente quando ensina, mas grita quando castiga.

Bem, quero compartilhar a história de um jovem crente.

Ele estava sempre muito certo de sua posição (um irmão que viajou com ele apelidou-o de "Tenho certeza") e tinha tudo o que pensava baseado em passagens da Bíblia, e estava sempre pronto para sacar uma delas e atirar. Principalmente quando o assunto era o novo nascimento. Sim, ele sabia que antes de ser salvo estava morto, mas não "tão" morto assim! Ele achava que havia algo em si que estava vivo o suficiente para optar pela fé em Cristo.

Um dia um irmão mais velho trouxe o assunto do novo nascimento numa reunião. Sabe o que aquele jovem fez? Levantou-se e saiu da sala de forma tempestiva, levando sua família consigo. E a partir daí teve início uma batalha de palavras e versículos entre esse irmão e aquele irmão mais velho. Mas, enquanto isso, uma batalha tinha início em seu coração também, até que ele foi obrigado a se curvar diante do Senhor e dizer: eu estou errado!

Aquele jovem crente fui eu (Mario Persona) e lutei muito contra a idéia de que não havia algo em mim que fosse capaz de crer no Senhor. Nenhum versículo podia mudar meu pensamento se isso não viesse acompanhado de uma obra do Espírito em minha alma.

Deus age com graça para conosco, pois sabe que não conseguimos entender essas coisas. Se você não estiver entendendo algo agora, deixe que o Senhor o ensine. Há muitas coisas que não entendemos e sei que o pior professor nessas horas é meu próprio ego.

Que bênção quando podemos, de forma mansa e na quietude da presença do Senhor, pedir a Sua direção. E descansar nele.

"Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR." Pv 21:30


19 de agosto de 2010

Posso perder minha salvação?


A maioria dos crentes acredita que possam perder a salvação depois de crer no Senhor Jesus. Eles dizem que uma pessoa salva por Cristo pode perder a salvação, e afirmam que: "...a doutrina de que uma vez salvo, sempre salvo é anti‑bíblica. Do contrário, eu poderia negar a fé quando bem entendesse." Quanto à idéia de que uma pessoa possa negar sua fé, devo dizer que: se você realmente é nascido de Deus, Ele cuidará de você até o fim.

Embora infelizmente você e eu sejamos capazes de cair, pois "sete vezes cairá o justo, E SE LEVANTARÁ" (Pv 24.16), podemos descansar na certeza de que:
.
"o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à Sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ELE MESMO VOS APERFEIÇOARÁ, CONFIRMARÁ, FORTIFICARÁ E FORTALECERÁ" (1 Pd 5.10).
.
"O Senhor Jesus Cristo, o qual vos confirmará também ATÉ AO FIM, PARA SERDES IRREPREENSÍVEIS NO DIA DE NOSSO SENHOR JESUS" (1 Co 1.8).
.
"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo" (Fp 1.6).
.
"Para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os Seus santos" (1 Ts 3.13).
.
"Assim, pois, não depende do que quer, nem do que corre, MAS DE DEUS, QUE SE COMPADECE" (Rm 9.16).
.
Quando entendemos que não apenas nossa salvação depende de Deus, mas também a manutenção de nossa salvação depende dEle, podemos descansar sabendo que Ele nos fará completar nossa jornada aqui.
.
Ao contrário do que muitos pensam, isto não nos leva a tratar levianamente o pecado, mas faz aumentar o sentimento de responsabilidade genuína.
.
Quando ficamos sabendo que a graça de Deus é grande para chegar a este ponto, nosso coração enche‑se de temor, não de perdermos a salvação, mas de sabermos quão grandiosa foi a obra de Cristo por nós.
.
Um verdadeiro crente nunca perderá a salvação; Deus providenciará para que nada e ninguém possa tirá‑lo das mãos do Pai.
.
E um verdadeiro crente, ao saber disso, nunca dirá: "Se é assim, vou pecar à vontade".
.
O que pensa assim nunca foi salvo, nunca conheceu a graça de Deus.
.
Uma histórinha para refletir, aqueles que são pais entenderão bem:
.
O pai que tem um filho adulto, sabe que o filho "TEM O LIVRE ARBÍTRIO" para escolher o que quer na sua vida, tomar decisões etc...
.
Algumas decisões por experiência o pai sabe que vão trazer algum sofrimento para o filho, vai trazer tribulações, aflições em sua vida, vai sofrer etc...
.
Mas o pai respeita porque é uma decisão de seu filho...
.
Agora eu pergunto, será que esse pai entrando em casa e vendo seu filho com uma arma apontada para sua cabeça, para cometer suicídio, o pai podendo tirar a arma dele, o pai vai respeitar "O LIVRE ARBÍTRIO" do filho ou vai salvá-lo???????
.
Agora eu pergunto novamente, e O DEUS TODO PODEROSO, que pode tudo, será que Ele vai cruzar os braços porque um filho seu está prestes a cometer suicídio, NEGANDO SUA FÉ??????? Será que ele vai deixar um filho que Ele ama ir para o inferno porque o dito filho quer assim?????????
.
Se nós que não temos poder nenhum vamos tirar a arma da mão de nosso filho, imagine o que fará Aquele que tem todo o poder do mundo, ALIÁS, CRIOU O MUNDO E TUDO QUE NELE HÁ, E NOS ESCOLHEU PARA SERMOS FILHOS D´ELE, ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO. Efésios 1.4
.
Lembrem-se que o amor de Deus por um nós é muito, muito, infinitamente maior do que o nosso amor por um filho aqui. ALGUÉM DUVIDA DISSO???????? leia João 3:16;
.
Para aqueles que ainda não se convenceram que Salvo uma vez Sempre Salvo, convido para analisar a passagem abaixo que o Senhor Jesus falou... VEJA O TEMPO DOS VERBOS...
.
“Na verdade, na verdade vos digo que quem OUVE a minha palavra, e CRÊ naquele que me enviou, TEM A VIDA ETERNA, e NÃO ENTRARÁ em condenação, mas PASSOU da MORTE PARA A VIDA.” João 5.24
.
Quem OUVE, é agora, é no presente;
Quem CRÊ, é agora, é no presente;
TEM A VIDA ETERNA, é no presente você já tem a vida ETERNA,  é tua;
NÃO ENTRARÁ, é no futuro, você não pode mais ser julgado e condenado, ;
PASSOU, é passado, não volta,
da MORTE PARA A VIDA. não morre mais, vida eterna meu irmão, com o Senhor.
.
Aquele que pensa que depois de crêr em Jesus, ele tenha que fazer alguma coisa para ser salvo, não entendeu que a salvação é pela fé e não por obras, pois se você puder dizer para Deus que depois de crer  No Senhor Jesus, você fez isso e aquilo para não "cair", AI VOCÊ TEM OBRAS.... VOCÊ FEZ... e a salvação não vem de obras para que ninguém se glorie....
.
Veja:
.
"Porque pela graça sois salvos, por meio da ; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Não vem das obras, para que ninguém se glorie." Efésios 2.8,9
.
Caso algum irmão ainda tenha dúvidas, deixamos o próprio SENHOR Jesus, que é o pastor da ovelhas falar sobre o assunto, veja João 10:26-30:
.
Joã 10:26 mas vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas.
Joã 10:27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
Joã 10:28 Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.
Joã 10:29 Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.
Joã 10:30 Eu e o Pai somos um".
.
E vejamos o que o apóstolo Paulo fala em Romanos 8:28-39:
.
Rom 8:28  E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. 
Rom 8:29  Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 
Rom 8:30  E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. 
Rom 8:31  Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 
Rom 8:32  Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? 
Rom 8:33  Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 
Rom 8:34  Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. 
Rom 8:35  Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 
Rom 8:36  Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro. 
Rom 8:37  Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. 
Rom 8:38  Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 
Rom 8:39  nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor! 
.
Veja mais sobre o assunto:
.
A Bíblia fala algo sobre ELEIÇÃO? Ser ELEITO para ser salvo?

Se ficou dúvidas me escreva por favor...


18 de agosto de 2010

A Bíblia fala algo sobre ELEIÇÃO? Ser ELEITO para ser salvo?

Deus escolhe as pessoas que vão ser salvas? Para ser salvo tem que ser escolhido por Deus? A Bíblia fala algo sobre eleição? Muitas pessoas dizem que não, que é a própria pessoa é que escolhe crer (livre abítrio). Mas vamos ver na própria bíblia o que ela diz pois a mesma bíblia diz:  "De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso;" Rm 3:4a


Vamos à Bíblia que é a VERDADE:

"NOS ESCOLHEU antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis" Ef 1.4

"Ele NOS PREDESTINOU para sermos Seus filhos adotivos por Jesus Cristo, conforme a decisão da SUA VONTADE" Ef 1.5

"Nele, PREDESTINADOS pela decisão dAquele que tudo opera segundo o conselho da SUA VONTADE, fomos feitos Sua herança" Ef 1.11

"E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros, aqueles que ERAM SALVOS" At 2.47 - nota: versão bíblia Ave Maria.

"Porque DEUS VOS ESCOLHEU desde o principio para serdes salvos" 2 Ts 2.14

"RESERVEI para Mim sete mil homens que não dobraram o joelho a Baal" Rm 11.4

"Se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma vida se salvaria. Mas por causa DOS ELEITOS aqueles dias serão abreviados" Mt 24.22

"Pois hão de surgir falsos Messias... de modo a enganar, se possível, até mesmo OS ELEITOS" Mt 24.23

"Ele enviará os Seus anjos que, ao som da grande trombeta, reunirão os SEUS ELEITOS..." Mt 24.31

"E Deus não faria justiça a SEUS ELEITOS que clamam a Ele dia e noite, mesmo que os faca esperar?" Lc 18.7

"Portanto, como ELEITOS DE DEUS, santos e amados..." Cl 3.12

"Paulo, servo de Deus... para levar os ELEITOS DE DEUS à fé e ao conhecimento da verdade conforme a piedade" Tt 1.1

"Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros... ELEITOS, segundo a presciência de Deus Pai..." 1 Pd 1.1,2

"O ancião à senhora ELEITA..." 1 Jo 1

"Os filhos da tua irmã ELEITA te saúdam" 1 Jo 13

"A que está em Babilônia, ELEITA como vos, vos saúda" 1 Pd 5.13

"Por eles eu rogo, não rogo pelo mundo, mas pelos que ME DESTE, porque são Teus" Jo 17.9

"Muito alegres por estas palavras, os gentios glorificavam a Palavra do Senhor, e todos aqueles que eram DESTINADOS à vida eterna abraçaram a fé" At 13.48

"Porque os que DE ANTEMÃO Ele conheceu, esses também PREDESTINOU a serem conformes à imagem do Seu Filho... E OS QUE PREDESTINOU, também os chamou; e os que chamou, também os justificou, e os que justificou, também os glorificou... DEPOIS DISTO, QUE NOS RESTA A DIZER?" Rm 8.29,30,31

"Assim também no tempo atual constituiu-se um resto segundo A ELEIÇÃO da graça. E se é por graça, não é pelas obras, do contrario a graça não é mais graça" Rm 11.6

"...quando não haviam nascido, e nada tinham feito de bem ou de mal, a fim de que ficasse firme a LIBERDADE DA ESCOLHA DE DEUS, dependendo não das obras, mas daquele que chama, foi-lhe dito, O maior servirá ao menor" Rm 9.11

"Aquilo que tanto aspira, Israel não conseguiu; conseguiram-no, porem, OS ESCOLHIDOS" Rm 11.7

"Mas o que é loucura no mundo, DEUS O ESCOLHEU... o que é fraqueza no mundo, DEUS O ESCOLHEU... o que é vil e desprezado... DEUS ESCOLHEU...a fim de que nenhuma criatura se possa vangloriar diante de Deus" 1 Co 1.27

"Portanto, NÃO NOS DESTINOU Deus para a ira, mas sim para alcançarmos a salvação" 1 Ts 5.9

"Mais exatamente, quem es tu, oh homem, para discutires com Deus? Vai acaso a obra dizer ao artífice: Por que me fizeste assim? O oleiro não pode formar da sua massa seja um utensílio para uso nobre, seja um outro para uso vil?" Rm 9.20,21

"Farei misericórdia a quem EU FIZER misericórdia e terei piedade de quem EU TIVER piedade" Rm 9.14


Se restar alguma dúvida sobre a Eleição de Deus, "ELEITOS, segundo a presciência de Deus Pai..." 1 Pd 1.1,2 ; por favor sintam-se a vontade para comentar no próprio blog ou enviar um email para:   eduardodebereia@gmail.com

15 de agosto de 2010

Que diferenca existe entre a minha igreja e uma igreja/denominação?


Qual a diferença entre quem se reúne somente ao nome do Senhor Jesus e quem se reúne em uma denominação???

Estamos falando de coisas completamente diferentes. Quando eu penso em palavras como "igreja" ou "assembléia", estou pensando no único significado que encontramos na Bíblia para estas palavras. As palavras perdem o significado com o passar do tempo, e não foi diferente com a palavra "igreja".

Veja, por exemplo, a palavra inglesa "gentleman", que hoje é sinônimo de gentil, cavalheiro, educado, honrado, fino, sofisticado etc. Mas na sua origem, "gentleman" era o senhor feudal, aquele dono de uma gleba de terra que tinha poder de vida e morte sobre os seus súditos. Não raro o gentleman exigia que toda virgem que se casasse em seu feudo desse a ele a honra da primeira noite, ao invés do marido. O "gentleman" original nada tinha de gentil, cavalheiro.

Hoje a palavra "igreja" tem vários significados que seriam incompreensíveis para um cristão que vivesse no primeiro século. Por exemplo, o apóstolo Pedro jamais entenderia se você apontasse para um edifício de pedras ou tijolos e dissesse a ele que aquilo era uma igreja. Seria tão absurdo quanto você apontar hoje para um estádio vazio e dizer que aquilo é um time de futebol.

A palavra "igreja" que se originou do grego "eclésia" tinha simplesmente o significado de um ajuntamento de pessoas. A tradução mais próxima em nossa língua seria "assembléia", que nos lembra imedidatamente de uma reunião de pessoas. Algumas vezes a mesma palavra grega "eclésia = assembléia" é usada indistintamente no Novo Testamento para indicar um ajuntamento ou reunião de pessoas.

Por exemplo, Atos 19:32 no original seria assim: "Uns, pois, clamavam de uma maneira, outros de outra, porque a assembléia (igreja) era confusa; e os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado". Veja que aí está usando "eclésia", que em outras passagens é traduzida como "igreja", para uma reunião de incrédulos. O mesmo acontece nos versículos 39 e 41.

Portanto, a menos que queira falar das coisas do mundo e inventadas pelos homens, as quais são estranhas ao que encontramos na doutrina dos apóstolos, esqueça interpretar a palavra "igreja" como um edifício, denominação, religião, organização, partido etc. Nada disso tem o significado bíblico. Não existe na bíblia nenhuma passagem que so menos sugira que igreja seja uma construção de tijolos ou madeira.

Quando se referem aos que tinham sido salvos por Cristo, os apóstolos falam sempre "eclesia" (ou "igreja" ou "assembléia") no sentido do corpo de Cristo, NUNCA no sentido denominacional ou de um edifício.


Neste sentido só existe uma igreja no Novo Testamento, e ela é o Corpo de Cristo, da qual fazem parte TODOS os salvos.

Talvez aqui você me pergunte como encontramos então sete igrejas em Apocalipse, ou igrejas como de Corinto, Éfeso, Roma etc. Simples. É sempre a mesma e única igreja que está em diferentes localidades. As cartas são endereçadas, por exemplo, "à igreja que está em Éfeso", "à igreja que está em Corinto" etc. Nunca são diferentes organizações com diferentes nomes.

Pense no exército brasileiro. Só existe um, mas mesmo assim ele está em diversas cidades brasileiras. Quando alguém se alista no exército brasileiro, ele passa a fazer parte do mesmo exército que está em todos os lugares, e não de diferentes exércitos. Se alguém tentar criar seu próprio exército será preso, pois é ilegal. Se alguém se alistar a um exército e depois descobrir que aquele não é a representação local de TODO o exército brasileiro, mas um "exército alternativo", deve sair correndo dali. Aquilo não tem reconhecimento oficial.

Então quando falo "assembléia de Deus", "assembléia dos santos", "assembléia dos irmãos" etc., estou falando da assembléia, igreja ou reunião de TODOS os salvos por Deus, "A universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus" . Heb 12:23, nunca de uma denominação ou organização religiosa com um rol de membros aqui na terra.

Tem pessoas que dizem que a denominação que tem o nome (usam esse nome) de "assembléia de Deus" cometeu um erro no começo de sua história, que foi o de não patentear esse nome. Isso é um abusurdo dos absurdos se comparado ao que encontramos na doutrina dos apóstolos.

Acaso essa denominação chamada "assembléia de Deus" que alguns dizem  que devia patentear o nome é composta por TODOS os salvos por Cristo? Se não for, ela não é a igreja que encontramos no Novo Testamento, mas apenas uma agremiação criada por homens que, além de se arvorar como sendo a "assembléia de Deus", é excludente. Acaso quem não pertence ao seu rol de membros não faz parte da "universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus" Hb 12.23?

Muitas pessoas entendem mal quando falo "assembléia dos irmãos", pois pensam que estou me referindo a mais uma denominação ou "igreja" no sentido jurídico da palavra. Quando falo isso eu estou dizendo apenas que na reunião dos irmãos com os quais me congrego cantamos tal e tal hino. Isto de modo algum se configura em uma denominação, mesmo porque nas assembléias dos irmãos que se congregam na Índia eles cantam outros hinos e, no entanto, estamos em perfeita comunhão.

Algumas pessoas dizem que é tudo a mesmo coisa. E argumentam dizendo:

- vocês fizeram uma seleção de hinos para louvar e adorar nas reuniões, a minha igreja também fez (Harpa Cristã)

- voces se reúnem para a ceia do Senhor, a minha igreja também se reúne.

- voces se reunem para a oração, a minha igreja também (é conhecido como circulo de oração)

- vocês se reúnem para o ministério da palavra, a minha igreja também.

Sabe onde está o X da questão? Na expressão "a minha igreja". Não existe tal coisa na Bíblia. Só existe "a igreja de Deus, que ele resgatou com o seu próprio sangue" Atos 20:28 Nem eu, nem você, temos uma igreja. Eu sei que parece difícil entender o que estou dizendo, mas procure pensar como um cristão do primeiro século, dos cristãos primitivos que de repente viesse parar no século 21.

Assim que chegasse em nossa época você ficaria confuso. Veria tantas diferentes "igrejas", cada uma com um nome diferente e cada uma dizendo-se a certa, que não saberia o que fazer. Como você aprendeu que a única igreja que conhece é aquela que abrange TODOS os salvos, não poderia se congregar em nenhuma dessas porque elas se denominam "a igreja".

Quando você foi salvo lá no primeiro século (na doutrina dos apóstolos), você imediatamente foi feito um membro do corpo de Cristo, da igreja do Senhor Jesus, e não se tornou membro de organização alguma (denominação). Foi simples assim. Para quê agora você iria querer se fazer membro de alguma coisa além de já ser membro do corpo de Cristo? Onde se reunir então?

É provável que você acabasse encontrando cristão que pensassem o mesmo que você e que estivessem reunidos fora de toda essa confusão de "igrejas/denominações"; pessoas que simplesmente se encontrassem periodicamente para orar, louvar a Deus, adorá-lo, aprender da Sua Palavra e celebrar a ceia do Senhor para recordar Sua morte.

Você e esses cristãos não teriam a pretensão de criar mais uma "igreja", mas iriam querer se reunir simplesmente ao nome do Senhor, e não a uma "marca registrada", nem ao nome de algum homem usado por Deus, como fizeram os Luteranos, ou ao nome de alguma doutrina específica, como fizeram os Batistas, ou ao nome de alguma característica organizacional, como fizeram os Presbiterianos, ou ainda ao nome de algum país ou povo, como fizeram os da Igreja Anglicana etc.

Vocês nem teriam a petulância de adotar a alcunha "Universal", como se englobassem tudo, ou tampouco se denominariam a si mesmos de "Igreja de Cristo", "Igreja de Jesus", "Igreja de Deus", como se os outros salvos não fossem a igreja de Cristo, o conjunto de TODOS os salvos por ele em seu sacrifício na cruz. Vocês entenderiam que tudo isso seria a mesma carnalidade da qual o apóstolo Paulo adverte em 1 Coríntios:

"Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?... Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?"

Ao se reunirem em simplicidade, fora de toda essa confusão, vocês se considerariam simplesmente uma reunião (ou assembléia ou igreja) de irmãos reunidos ao nome do Senhor, e não "a igreja". Se vocês estivessem em Limeira (cidade onde moro), não se considerariam "a igreja que está em Limeira", mas apenas uma assembléia ou reunião de irmãos reunidos em Limeira.

Pois entenderiam que a igreja que está em Limeira é formada por todos os salvos que vivem naquela localidade, infelizmente vergonhosamente divididos por diferentes nomes. Vocês entenderiam que se o apóstolo Paulo enviasse hoje uma carta "à igreja que está em Limeira", ele estaria endereçando a TODOS os salvos de Limeira, e não a apenas um grupo de cristãos.
 
Para uma pessoa que frequenta, congrega em uma denominação, provavelmente será difícil entender essas verdades. Ela não entenderá isto se não passar uma borracha em tudo o que aprendeu sobre igreja dentro do sistema denominacional. Continuaremos falando línguas diferentes se antes não fizer a lição de casa, que é mudar seu "mindset", algo como "programação mental" ou "mentalidade", porque essa pessoa sempre fala e pensa em termos da organização, denominação à qual pertence, sem conferir se é isso que a Palavra de Deus ensina.


Editado do site O Que Respondi

10 de agosto de 2010

O evangelho será pregado em todo o mundo antes do fim?


O Evangelho terá que ser pregado em todo o mundo, todas as pessoas vão ouvir o evangelho e só depois virá o fim?

Não na forma como o vemos pregado hoje. A Palavra de Deus nos dá bons indícios do que está reservado imediatamente para o mundo, uma vez que este O rejeitou:

1 João 5:19 - "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno". "Porque não são do mundo, como Eu não sou do mundo" Jo 17.14 "Não rogo pelo mundo" Jo 17.9 "Não perdoou o mundo antigo, mas guardou a Noé..." 2 Pd 2.5. "Os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo... mas nos, segundo a Sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça" 2 Pd 3

Deus amou e ama o pecador e quer salvá-lo, mas o homem, de um modo geral, O rejeitou. O que resta para Deus fazer? Ele enviou Seus servos (Lucas 20), que foram mortos. Enviou então Seu Filho e eles O mataram. A resposta dada a Deus foi: "Não queremos que este reine sobre nós".(Lucas 19.14). Mas, a todo aquele que recebe o Seu Filho, Deus o torna uma criatura celestial. Não são do mundo como o Senhor não era (vide vers. acima).

Alguns alegam que antes de Cristo voltar o evangelho será pregado em todo o mundo. O versículo que usam é: "E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, em testemunho a todas as nações. Então vira o fim" (Mateus 24:14).

Esta profecia ainda não se cumpriu. Acredito que todo o capitulo 24 é profético e está intimamente ligado com o remanescente judeu que estará aqui na terra na tribulação. Você pode ler em conjunto com o capitulo 21 de Lucas, exceto dos vers. 20 ao 24 deste último, que se refere a algo que já ocorreu, a queda de Jerusalém. Em Mateus você nota a relação que existe entre o que esta sendo dito e os judeus: Vers. 15 nos fala do Templo em Jerusalém, vers. 16 fala da Judéia, vers. 20 fala do sábado e a salvação do vers. 22 é salvação da carne, "nenhuma carne se salvaria", ou seja, são os que não morrerão para entrar com vida no reino milenial de Cristo.

Mas o ponto no versículo 14, que precede o fim, é que o fim não é o arrebatamento, mas o fim do atual estado de coisas antes de se dar entrada no Reino milenial de Cristo. O que persevera até o fim é o que se mantém firme no período que precede o Reino. São as ovelhas e os pequeninos que encontramos nos Evangelhos.

"E este evangelho DO REINO será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes (nações)" Isto precede o julgamento das "nações". Leia em 25:32 que as "nações" serão reunidas diante do Rei no inicio do Seu reinado.

Um ponto importante é o tipo do evangelho a que Mateus se refere. Não é o Evangelho da Graça de Deus, como encontramos em Romanos e nas epistolas. É o Evangelho do Reino, o mesmo que João Batista pregava. Qual a diferença?

João Batista: "Arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus" (este é o anuncio do Rei)

Os apóstolos: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo" (este é o evangelho que pregamos)

Se ler com cuidado todas as palavras de João Batista que encontrar nos evangelhos e compará-las com o que você prega hoje verá uma diferença. O remanescente judeu que se levantará na tribulação pregará o evangelho de João Batista. Eles anunciarão o Rei que está voltando. Não anunciamos o Rei, pois o Senhor não é Rei para a Igreja. Ele é Senhor. Não me lembro de nenhuma ocorrência dos apóstolos chamando o Senhor de Rei após Pentecostes.

Quando o Senhor vier nos buscar (pode ser hoje!) ficarão muitos aqui que não terão escutado o Evangelho. Se não fosse assim ninguém se salvaria durante a tribulação, e, no entanto muitos se salvarão. Digo isto porque, quando 1 Tess. 2 fala do filho da perdição, apos ser tirado da terra "o que o detém" que é o Espírito Santo habitando na Igreja (que é o sal e não deixa toda a carne apodrecer de uma vez), nos é dito que Deus enviará a operação do erro. Deus mesmo fará com que todos os que não receberam o amor da verdade creiam na mentira. Quem escutar a Verdade hoje e não crer, crerá na mentira apos o arrebatamento. Aqueles que nunca escutaram, ou que não tinham idade para entender, serão os que poderão se converter durante a tribulação.
 
Espero que os irmãos não tenham desfeito as malas quando leram que há 8.000 povos que ainda precisariam ouvir o evangelho antes do Senhor voltar. Aconselho que voltem a ficar com o cajado na mão e sandálias nos pés, prontos para a partida a qualquer momento. O mundo ímpio pergunta com sarcasmo: "Onde está a promessa da Sua vinda?" (2 Pd 3.4). Existe um espírito de mornidão na cristandade hoje que diz: "O meu senhor tarde virá" (Mt 24.48). Mas graças a Deus podemos confiar nas palavras do Senhor, que diz: "Certamente cedo venho" (Ap 22.19) Nosso coração se alegra ao responder: "Amém! Ora vem, Senhor Jesus!".
 
Fonte: Respondi

9 de agosto de 2010

O Brasil ainda precisa ser evangelizado?


Esse artigo é a resposta dada por Mario Persona no site Respondi

Você menciona que o Brasil, assim como outros países ocidentais, é predominantemente cristão (católicos, evangélicos etc.) e sua dúvida é se um país assim deve ser evangelizado, já que todos conhecem o evangelho.

É claro que o Brasil precisa ser evangelizado, porém de um modo diferente daquele utilizado para evangelizar uma tribo de índios ou um país muçulmano. É um engano achar que a população de um país cristianizado como o Brasil já conheça o evangelho. As pessoas conhecem a religião, mas não o evangelho da graça de Deus.

No fundo, pagãos, muçulmanos, espíritas, católicos, evangélicos etc. acreditam mesmo numa salvação por obras, e não pela simples fé no Salvador Jesus.

Pergunte a qualquer pessoa na rua o que é preciso para ser salvo e ela responderá que é preciso ser bom. Poucos percebem que o padrão é Deus (ou Jesus, o Homem perfeito) e que jamais alcançarão tal padrão.

A Lei dada a Moisés (os 10 mandamentos e as três centenas de preceitos que os acompanhavam) veio justamente para provar a incapacidade do homem de andar segundo o padrão divino.

Você deve estar surpreso por eu ter incluído "evangélicos" como pessoas que acreditam numa salvação por obras, mas a realidade é essa. Os evangélicos costumam ter uma mensagem pronta na ponta da língua que diz "Crê no Senhor Jesus e serás salvo", porém depois vêm os "anexos" a este contrato: batismo, ser membro de uma denominação, dar o dízimo, vestir-se de maneira tal, etc.

A grande maioria deles professa crer na salvação pela fé, mas crêem mesmo é na manutenção dessa salvação pelas obras, o que não é diferente da fé católica, espírita ou muçulmana, por exemplo. Ou seja, se eu me comportar bem, vou para o céu. Se me comportar mal, vou para o inferno.

Mas não é isso o que você encontra na doutrina dos apóstolos.

Veja mais aqui:

Portanto, se você crê realmente em Jesus como seu Salvador, vá adiante e evangelize as pessoas, anunciando um evangelho sem mistura sem anexos ou adendos, e baseado na graça de Deus e no sacrifício já consumado de Jesus na cruz. Ali ele pagou por TODOS os nossos pecados para não precisarmos pagar eternamente por eles.

Mas se você não tem certeza de sua própria salvação ou acredita que pode perdê-la por algum motivo, então ainda não creu no evangelho de Cristo, mas numa mescla de evangelho de Cristo e dos homens
Além disso não está considerando seu velho homem mortificado, mas está confiando que ainda pode tirar algo de bom desse que foi considerado por Deus um cadáver putrefato e que Paulo chamou de "corpo dessa morte" em Romanos.

Sugiro que leia atentamente a carta de Paulo aos Gálatas.

Fonte: Site O que Respondi


7 de agosto de 2010

O que fazer agora que enxerguei o erro das "DENOMINAÇÕES"???

O Senhor, através da sua palavra mostra todo o erro das denominações e da maioria da cristandade. O que fazer quando o Senhor nos mostra, individualmente o que está errado e qual a sua vontade???

Estamos vivendo a época da igreja de Laodicéia , quando a cristandade se diz "rica e abastada", porém o Senhor está batendo à porta e querendo entrar para ter comunhão com cada um individualmente.

Mas ainda hoje é possível experimentar um pouco de Filadélfia quando procuramos guardar a Palavra do Senhor e não negar o Nome que é acima de todo nome. Porém, é preciso admitir que vivemos em um tempo de "pouca força" e de coisas pequenas, pois a verdade não é popular. Por esta razão você não encontrará muitos interessados em congregar para Jesus e em seu nome apenas.

Há uns 30 anos Deus também começou a me mostrar isso e então me separei dos sistemas religiosos para estar congregado somente ao nome do Senhor em comunhão com irmãos em todo o mundo que também estão congregados assim. Nas reuniões aprendemos da Palavra de Deus, apresentamos nossas necessidades em oração e lembramos a morte do Senhor em sua ceia a cada dia do Senhor. O motivo das reuniões é o Senhor, a liderança é do Espírito Santo, e não de algum homem à frente, e a Igreja, o corpo de Cristo, é reconhecida como aquela que inclui TODOS os salvos por Cristo, independente de onde estejam congregados.

No mundo todo há poucas assembleias de irmãos que se separaram dos sistemas religiosos para se congregarem assim, e não são muitas no Brasil. A maioria é formada quase que literalmente "dois ou três", reunindo-se em casas, escritórios, garagens ou pequenos salões. Há ainda irmãos sozinhos em localidades onde não existe uma assembleia de "dois ou três" que costumam se reunir quando visitam alguma localidade onde há uma assembleia ou são visitados.

Não são muitos os que se dispõem a sair do sistema religioso para se reunirem somente ao nome de Jesus, pois não há muitos atrativos para a carne. Sem grandes oradores, corais, bandas, festas e tantas outras coisas que o mundo religioso oferece, ficamos "só" com Jesus, o que obviamente é tudo, mas não para os desejos humanos.

Será que os "pastores" que por aí pregam um evangelho distorcido têm noção do que estão fazendo ou são ingênuos e fazem isso sem querer?

Quando Paulo se despediu dos anciãos de Éfeso, ele avisou que depois de sua partida aconteceriam duas coisas: de fora viriam lobos e de dentro se levantariam alguns falando coisas distorcidas.

Ats 20:29-31 "Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão rebanho, e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas [distorcidas, pervertidas] para atrair os discípulos após si. Portanto vigiai, lembrando-vos de que por três anos não cessei noite e dia de admoestar com lágrimas a cada um de vós".

Os lobos são claramente agentes de Satanás, aqueles que Paulo chama de ministros de Satanás disfarçados de "ministros de justiça" em 2 Coríntios 11:14-15.  " não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras"

Seu objetivo é destruir o rebanho ou levar as ovelhas à morte espiritual, ainda que eles mesmos têm o maior interesse em manter o rebanho unido sob o seu comando e jugo. Os homens que falam coisas distorcidas podem ser crentes que estão sendo enganados por suas concupiscências, como desejo de dinheiro e poder, principalmente este último.

Portanto, respondendo diretamente a pergunta, creio que existem 3 tipos de pessoas. Existem os ingênuos, que aprenderam de um jeito e simplesmente repetem o que aprenderam e nem sequer percebem que aprenderam coisas distorcidas. Talvez os desse tipo você não encontre na TV ou nos programas de rádio atuais. Eles são mais comedidos e costumam pregar um evangelho mais puro em sua essência. Mas neste caso eu não incluiria os que manipulam suas ovelhas ou pedem dinheiro descaradamente, porque aí já não é uma questão de desconhecimento, mas de "sem-vergonhice".

O segundo tipo é o que sabe que está manipulando, mas não está nem aí. Seu objetivo é o lucro puro e simples. Este é o descrito em 2 Timóteo 3. A estes se aplica muito bem o que diz em Jud 1:16-19:

"Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências; e a sua boca diz coisas muito arrogantes, adulando pessoas por causa do interesse. Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais vos diziam: Nos últimos tempos haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões; são sensuais, e não têm o Espírito".

O terceiro tipo pode ser este do segundo grupo, que chega a um tal grau de perversidade que acaba acreditando em suas próprias mentiras. Em qualquer situação, devemos nos lembrar da admoestação de Paulo na continuação do que disse aos anciãos em Éfeso:

Ats 20:32 "Agora pois, vos encomendo a Deus e à palavra da sua graça, àquele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados."

Para uma época quando não temos mais os apóstolos e profetas dados à Igreja, continuamos a ter um recurso em Deus e na Sua Palavra. É a isso que devemos nos apegar. Se os que seguem lobos e hereges simplesmente apelassem para o bom senso, veriam que o exemplo de Paulo é muito claro quando o assunto é dinheiro. Na continuação do que ele disse sobre lobos e hereges, não é coincidência o fato de falar de dinheiro e de como ele próprio tomava o cuidado para não ser pesado aos irmãos:

Ats 20:33 "De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes. Vós mesmos sabeis que estas mãos proveram as minhas necessidades e as dos que estavam comigo. Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber".

Você pergunta ainda se deve divulgar como é o Jesus que acabou de conhecer assistindo os vídeos de "O Evangelho em 3 Minutos". Depende do que quis dizer por "divulgar". Se for tentar fazer a cabeça dos irmãos com os quais está congregado, então não deve fazer isso, pois causaria divisão entre os irmãos. Estou me referindo a fazer como algumas pessoas que circulam entre as denominações e até aproveitam seus púlpitos com o claro objetivo de denunciar seus erros.

Também não deve querer ser um propagandista do erro, divulgando os podres da cristandade naquele espírito de denúncia que é muito comum em política, pois poderá estar municiando os ímpios para criticarem mais ainda a Palavra de Deus. Davi ensinou este princípio em 2 Samuel, quando Israel sofreu uma derrota com a morte de Saul. Ainda que Saul fosse inimigo de Davi e procurasse sua morte, sua derrota não devia ser motivo de prazer para Israel:

2Sm 1:19-20 "Tua glória, ó Israel, foi morta sobre os teus altos! Como caíram os valorosos! Não o noticieis em Gate, nem o publiqueis nas ruas de Asquelom; para que não se alegrem as filhas dos filisteus, para que não exultem as filhas dos incircuncisos."

Então, diante do conhecimento do erro, o que fazer? Um princípio que encontramos sempre na Palavra de Deus é o da separação do mal. Sempre que você vê o mal nas coisas espirituais, não deve tentar consertá-lo, mas deve se afastar dele. Tentar lutar contra o mal estando dentro do mesmo ambiente de erro só deixará você mais contaminado. Veja a exortação na Palavra de Deus:

2Co 6:17 "Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei"

Apo 18:4 "Ouvi outra voz do céu dizer: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos sete pecados, e para que não incorras nas suas pragas."

Você deve seguir a exortação de 2 Timóteo 2, que é um caso claro de como proceder em caso de se encontrar em uma associação com pessoas que permitem o pecado e o erro.

2Tm 2:19-26 "Todavia o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os seus, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o nome do Senhor. Ora, numa grande casa, não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; e uns, na verdade, para uso honroso, outros, porém, para uso desonroso. Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra. Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. E rejeita as questões tolas e desassisadas, sabendo que geram contendas; e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente; corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus".

Desta passagem aprendemos:

1. Não se preocupe em determinar quem é ou não do Senhor. Ele conhece os seus.

2. Aparte-se da iniquidade, tanto do sistema quanto dos vasos (pessoas) que professam má doutrina.

3. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro (ou purificados desses erros) invocam o Senhor.

4. Não perca tempo com questões que não edificam.

5. Fuja da contenda, mas corrija com mansidão os que resistem.

 
Editado do site O que respondi

4 de agosto de 2010

Como Jesus reagia as tentações???


O Senhor Jesus Tinha desejos? Sentia ira? Como Ele reagia as tentações? 


Heb 4:15 "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado."

Esse "sem pecado" não é meramente "sem pecar", mas literalmente "pecado à parte". Jesus não tinha em si o princípio ativo do pecado. Para entender, imagine um cego de nascença que é completamente indiferente aos estímulos de luz. Nada no corpo do cego de nascença responde às "tentações luminosas", por assim dizer. Quando tentado de fora, não havia em Jesus qualquer resposta vinda de dentro, como acontece conosco, portanto não há como sabermos o que sentiu o Senhor, o único homem perfeito que já pisou este mundo.

"Portanto, por existir em Cristo a completa ausência interna de vontade própria, considerando que em todos os sentidos ele odiava e rejeitava o pecado, não resta nada nessa tentação além do sofrimento. O efeito da tentação na humanidade caída não é sofrimento, mas prazer, isto se chamarmos de prazer aquilo que gratifica nossa natureza maligna. Cristo não tinha disso, seja em Sua pessoa ou em Sua experiência. No que diz respeito às reações da carne, às inclinações internas para pecar, Ele não tinha nada disso. Ele "não conheceu pecado" 2 Co 5:21. Portanto, para nos precavermos do erro em um assunto tão santo e delicado, é preciso nos apropriarmos da verdade da pessoa de Cristo do modo como Deus no-la revelou". (W. Kelly em "Christ Tempted and Sympathising").

Além de tudo isso, existe uma barreira intransponível quando tentamos entender a natureza do Filho de Deus encarnado: mesmo enquanto andava aqui como Homem ele continuava sendo Deus. Deus e Homem é algo que jamais fomos ou iremos ser. Mesmo quando ressuscitarmos ou formos transformados em um corpo perfeito e sem qualquer resquício de pecado, nós continuaremos sem saber o que é ser Deus e Homem ao mesmo tempo.

Mat 11:27 "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar."

Ninguém conhece o Pai e o Filho, mas a diferença é que, enquanto podemos conhecer o Pai quando o Filho nos revela, não diz aí que o Pai irá revelar o Filho a nós. Eu acredito que a encarnação - Deus feito Homem - é e continuará sendo um mistério no qual não nos é lícito entrar.

O que temos de Jesus é o que está revelado, como o fato de sentir fome, sede e se indignar com os mercadores do Templo. Porém, embora nós também sentimos fome, sede e indiganação, não fazemos a mínima idéia do que seriam esses sentidos no Senhor.

Ao contrário de Jesus, por termos em nós a natureza pecaminosa, nunca sabemos ao certo onde acaba nossa fome e sede naturais e começa nossa gula. E não sabemos também onde pára nossa indignação santa e começamos a pecar como homicidas mentais.

Mat 5:21-22 "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo."

Portanto, nossos desejos, atrações e reações naturais nada têm a ver com o que ocorria no íntimo de Jesus. Eu e você vemos uma mulher bonita e não dá para traçar a linha divisória onde termina a simples apreciação do belo e começa a lascívia.

Mat 5:28 "Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela."

Quando Jesus era tentado é bom entender que muitas vezes isso tinha o sentido de prova e não de tentação como a conhecemos, com uma possibilidade de resposta em nós. Por exemplo, quando o diabo o tentou no deserto, aquilo não foi para ver se ele seria capaz de resistir, mas simplesmente para revelar que ele era aquele que Deus tinha acabado de afirmar que era: "Este é o meu Filho amado em quem me comprazo".

É impossível entender o que uma pessoa que não herdou a natureza pecaminosa de Adão sente. Portanto, Jesus, o Homem perfeito vai continuar sendo um mistério para nós na sua encarnação. Uma boa forma de contemplarmos Jesus em seu caráter como homem é olharmos os cinco aspectos desse caráter em Is 9:6. Lembre-se de que 5 na Bíblia costuma nos falar de humanidade e que a referência aqui está sendo feita àquele Ser nascido da virgem Maria:

Isa 7:14; 9:6 "Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel... Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."

1. Maravilhoso - algo que nos surpreende por ser mais do que esperamos.

2. Conselheiro - alguém que sabe todas as coisas.

3. Deus Forte - o próprio Deus; em hebraico "El" (singular) e não "Elohim" (plural).

4. Pai da Eternidade - Aquele de quem emana a eternidade.

5. Príncipe da Paz - que governará sobre todas as coisas.

Quando nos vêm dúvidas o perguntas a respeito da natureza do Senhor em sua humanidade, o melhor mesmo é nos lembrarmos do encontro de Moisés com o "EU SOU O QUE SOU" em Êxodo 3:

Êxo 3:4 "E, vendo o SENHOR que se virava para lá a ver, bradou Deus a ele do meio da sarça e disse: Moisés! Moisés! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os teus sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa."


Sempre que tratarmos das coisas do Senhor devemos fazê-lo com reverência, e mais ainda quando falamos da própria Pessoa do Senhor de toda a glória! Afinal, se nos portamos com reverência diante de um juiz humano durante uma audiência, quando nem mesmo devemos cruzar as pernas ou falar sem a sua licença, quanto maior devemos ser cuidadosos quando falamos daquele que é "Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe de Paz".
Editado do: O que respondi