14 de fevereiro de 2010

Devemos obedecer aos "PASTORES"???


......Devemos obedecer aos "PASTORES"???

Devemos obedecer os "pastores das igrejas evangélicas"? Eles dizem que sim com base em Hebreus 13.17. Mas eu pergunto: o que é um pastor? Alguém mais apressado poderia responder que se trata de um homem que estuda em uma faculdade de teologia, tira um diploma e é ordenado/ungido por uma determinada igreja ou denominação, recebendo assim uma congregação para pastorear, onde ele será o líder e os demais serão os membros. De certa maneira, a mesma resposta poderia descrever tanto um pastor protestante como um padre católico. Mas será que encontramos isso nas Escrituras?

Pastor é um dom dado pelo próprio Senhor (Efésios 4.11). Nenhuma escola, homens, ou organização, pode fazer de alguém um pastor segundo a Bíblia. É um dom como é o evangelista e o mestre (ou doutor). Vemos a ordem dos dons claramente indicada em Atos 11 onde os evangelistas pregam o evangelho (vers.19‑20), pessoas crêem (vers. 21), recebem um irmão com o dom de pastor (vers. 22‑24) que os reúne como faz o pastor às ovelhas, cuidando delas e exortando‑as a permanecerem unidas ao Pastor que é Cristo. Vem, então, a necessidade de alimento mais sólido para aquelas almas e Paulo (além do próprio Barnabé) vai exercer o dom de mestre ou doutor (vers. 25‑26) ensinando‑ôs.

Portanto, o pastor que a Bíblia manda que obedecemos não é uma pessoa que ocupa um cargo ordenado por homens, mas um homem que tem um dom dado por Cristo. Se me faço membro de uma denominação, evidentemente terei que obedecer aquele homem que foi colocado pela denominação como autoridade. Mas a partir do momento que compreendo que todo o sistema está errado, e me aparto dele obedecendo 2 Timóteo 2.19, para me reunir somente ao nome do Senhor, irei reconhecer que há irmãos dotados pelo Senhor (que não levam sobre si títulos) mas que demonstram ter um cuidado especial pelo rebanho. Devo então obedecê‑los nos moldes de Hebreus 13.17, porque são irmãos que o próprio Senhor colocou para cuidarem do rebanho.

9 comentários:

  1. A abordagem deve ser revista e recolocada, pois assim como o foi com Lutero, há margens apologéticas à rebelião. Não que a abordagem esteja equivocada, mas não tão bem direcionada.

    Abç.

    ResponderExcluir
  2. Amado Eduardo,

    Discordo do Anônimo, que alerta sobre "margens apologéticas à rebelião". Como você deixa claro em seu texto, ao se fundamentar em 2Tm 2.19 e Hb 13.17, o cristão não se voltará à rebelião, mas à submissão aos guias que evidenciarem os dons de pastor, evangelista, mestre, etc., conforme a vontade do Espírito Santo.

    Abração e Paz!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. meu irmão a paz de Crito,como vc me explica o fato de um artigo seu vc dizer que Pastor não é dom de Deus,e agora nesse artigo vc diz que é um dom de Deus...hclhelton@gmail.com

      Excluir
    2. Olá caro Helton! Levei até um susto ao ler seu comentário... por favor me diga onde eu disse que pastor não é dom de Deus. Porque "se eu disse isso" falei uma grande heresia.

      O dom de pastor foi dado pelo Senhor Jesus para a sua igreja:

      Efs 4:11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
      Efs 4:12 querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo,
      Efs 4:13 até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
      Efs 4:14 para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.
      Efs 4:15 Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
      Efs 4:16 do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

      Te peço por favor que me mostre onde eu escrevi isso que você disse ok? Será que você não confundiu eu dizer que o dom de pastor é dado pelo Senhor Jesus, e não precisa de curso de teologia, não precisa um pastor chefe de uma denominação "ungir" uma pessoa para ser pastor, existe ordenação... é algo entre a pessoa e o Senhor jesus???

      Aguardo sua resposta ok??? Deus te abençoe!!!

      Excluir
    3. Helton, acrescentando...

      Ats 20:28 Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
      Ats 20:29 Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho.
      Ats 20:30 E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.

      Excluir
  4. ESTOU MUITO DECEPCIONADA, PQ O PASTOR DA MINHA IGREJA, AINDA NEM É PASTOR,MAS EVANGELISTA, E ESTÁ COMO PASTOR PQ O IRMÃO DELE É PASTOR PRESIDENTE DA CONGREGAÇÃO SEDE. ELE, TEM O HÁBITO DE COLOCAR TUDO DE ERRADO QUE ACONTECE NA IGREJA, NA CONTA DOS MEMBROS E NA FRENTE DE TODO MUNDO... O MINISTÉRIO QUE O ACOMPANHAVA (DIACONISAS, PRESBÍTEROS ) DISCORDARAM DE ATITUDES E OPINIÕES E FORAM DISCIPLINADOS, RESOLVENDO SAIR...
    EU JÁ ANDAVA ENTRISTECIDA COM COISAS ERRADAS QUE VIA A FAMÍLIA DELE FAZER, NO MINISTÉRIO INFANTIL, ONDE ESTAVA, ENTÃO ELE SOUBE, QUE EU HAVIA DESABAFADO COM UMA IRMÃ, RECÉM AFASTADA DAS CRIANÇAS, PELO MESMO MOTIVO, HÁ MENOS DE 2 SEMANA... ENTÃO,ELE DESCONTOU EM MIM O FATO DO APARELHO DE SOM NÃO LER A MÚSICA QUE ME APRESENTARIA COM AS CRIANÇAS, ELE ME HUMILHOU NA FRENTE DE TODO MUNDO!!!
    FOI UMA DECEPÇÃO PARA MIM,MEU MARIDO SOLOU SEGURANDO AS LÁGRIMAS, E MEUS FILHOS SE ENTRISTECERAM...
    ESPEREI O CULTO ACABAR, E VIM PARA CASA E ELE CORREU ATRÁS ME PEDINDO PERDÃO CHEIO DE IRONIA E SOBERBA, COM MEDO QUE EU CONTASSE PARA ALGUÉM...
    ISSO FOI DOMINGO AGORA, ENTÃO NÃO SINTO EM MEU CORAÇÃO VOLTAR PARA LÁ, NEM MEU MARIDO QUER TB.
    E UMA GRANDE AMIGA DE OUTRA CONGREGAÇÃO, ME DISSE QUE EU DEVERIA VOLTAR PQ DEUS ME EXALTARIA..
    MAS, NÃO DÁ!!

    ResponderExcluir
  5. Irmão Eduardo concordo com você em relação aos dons, e concordo plenamente se o pastor não tiver o chamado pelo Espírito Santo, não tem curso de teologia que dê geito. Quanto a mediador na graça mesmo aqueles que tenham o chamado para exercer os dons, continuam a ter um intermediário entre Deus e os homens:João (I) 2:1
    1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. Timóteo (I) 2:5
    5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
    Claro que se nos acharmos diante de Deus como João diz: João 9.31 sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve. Se estivermos de acordo com esta palavra e rogarmos a Jesus como nosso intercessor diante de Deus, seremos ouvidos em qualquer lugar se clamarmos. Temos que tomar cuidado no que falamos para não afastarmos da fé, um irmão ainda menino na fé. Temos que pregar a verdade, doa a quem doer, sem fazer os pequeninos tropeçarem com nossas palavras, as vezes com boa intenção, mas se mal expressadas, pode fazer um estrago maior do que um falso pastor. Temos sim sempre que necessário buscarmos a direção de Deus para as nossas dúvidas, se querermos só a verdade com certeza Ele nos guiará a toda a verdade através do Espírito Santo. Espero ter ajudado, a paz do Senhor Jesus a todos, que Deus os abençoe, amém.

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, o que tem de pastor que abusa da "autoridade" por aí...
    Pra mim, é o Salmo 23 que prevalece.

    ResponderExcluir