23 de setembro de 2010

Comentário Apocalipse


Em todas as nossas petições, fracassos, confissões, e necessidades como indivíduos, vamos a DEUS como nosso PAI... mas em tudo o que diz respeito à conduta da igreja, vamos Àquele que é a Cabeça da igreja.

APOCALIPSE 1, Vers. 1-11

O livro nos mostra o que Jesus tem feito desde que foi ao céu, e o que Ele vai fazer muito em breve.

O livro foi escrito pelo Apóstolo João que tinha sido banido pelo Imperador Romano, para uma pequena ilha no Mediterrâneo. O livro é dividido em partes. A primeira está nos três primeiros capítulos e fala de nosso tempo presente. Foi escrito há 2000 anos, antes que qualquer coisa do atual "Dia da graça" acontecesse.

Ap 1:3 e capítulo 22:6-7. Estas promessas são para eu e você.

Iremos desfrutá-las se quisermos obedecer. Neste Livro Deus nos mostra Seu "projeto" do futuro. Todavia as pessoas dizem que desejam conhecer o que irá acontecer ao mundo! Ao ler este Livro, mantenha seus olhos em Cristo. (Veja as primeiras cinco palavras!). Se nossos olhos estiverem nEle, nossa mente irá compreender, e nosso coração será aquecido.

Ap 1:5 O Senhor Jesus Cristo é todo-poderoso e também todo amor. Um belo versículo. Procure memorizá-lo.

Ap 1:7 Esta é a Sua vinda em glória (conosco, não para nós).

Ap 1:8-11 O apóstolo João foi feito prisioneiro por ter pregado a Jesus. Ele escreveu sete cartas a sete assembléias de crentes nestas sete cidades. Embora Satanás pudesse ter pensado que tinha se livrado do apóstolo João, Deus vai encontrá-lo naquela ilha chamada Patmos. Ali mesmo. Através dele, Deus nos mostra o roteiro que avança pelo tempo que ainda resta até a eternidade!

As orações na terra são incenso no céu. Ap 5:8

APOCALIPSE 1 Vers. 12:20

Ap 1:12-16 Estes versículos descrevem o Senhor Jesus quando observa aqueles que professam ser Cristãos. A "Cristandade", como é chamada, é formada de todas as pessoas que se denominam Cristãs. O Senhor nos dá detalhes de quão poderoso e onividente Ele é. Não vemos o Senhor aqui do modo como geralmente O conhecemos, isto é, como Cabeça da igreja (Cl 1:18) ou como Aquele que está sempre intercedendo por nós. (Hb 7:25). Mas O vemos aqui como o Juiz que enxerga cada detalhe da vida de cada um que verdadeiramente crê nEle. Isto deveria trazer encorajamento e confiança a cada um de nós crentes, pois é então que entendemos que, quando passamos por dificuldades por sermos fiéis a Ele, Ele nos vê e nos concede as forças necessárias para seguirmos adiante por Ele - 2 Co 12:9.

O poder de nossas orações depende de nossa condição espiritual.

APOCALIPSE 2, Vers. 1-7

Estes dois capítulos (2 e 3) são de grande ajuda para nós se os lermos com atenção. Eles são formados de sete cartas escritas para sete cidades diferentes onde viviam os crentes. Em cada uma existe uma condição espiritual diferente. Como acontece também com indivíduos. O Espírito de Deus nos tem mostrado que todas as sete cartas estão nos falando do futuro, desde o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu à terra, até o dia em que o Senhor Jesus vem para os crentes. Todas foram escritas antes que acontecesse!

Agora uma palavra sobre "a igreja". Antes, leia as seguintes passagens, 1 Co 12:12-13 e 16, e 5:23. Se você for um crente no Senhor Jesus Cristo, você está na única igreja que as Escrituras endossam. Você está também no único corpo, pois a igreja e o corpo são a mesma coisa. Ef 1:22, 23 mostra isto claramente. Pense nisto.

Ap 2:7, 11, 17, 29 e capítulo 3:6, 13 e 22 dizem as mesmas palavras. Somente os verdadeiros crentes no Senhor Jesus Cristo têm ouvidos espirituais para entender a mensagem das Escrituras. Mas será que os estamos usando.

Ap 2:1-7 Éfeso é nossa primeira carta. Esta assembléia ou igreja é mencionada em Atos 20:17-38, 1 Co 15:32, 1 Tm 1:3, 2 Tm 1:18 e obviamente todo o livro de Efésios. O Senhor nos diz que Ele podia ver algo que estava muito errado - eles haviam deixado seu primeiro amor. Quando primeiro aceitamos a Cristo como Salvador, há um grande amor em nosso coração para com Ele. Todavia, a menos que sejamos cuidadosos, este amor acaba esfriando. Quando isto acontece, o discernimento, o gozo e o poder acabam saindo de nossa vida.

Ap 2:1-3 É prometida uma bênção a cada um de nós que lê e dá ouvidos a este livro. Na história, o período coberto por esta carta ocorreu nos primeiros séculos após o Pentecostes.

Pedir em nome de Cristo é mais do que ter um direito assegurado pelo Seu nome; é, na realidade, comparecer diante de Deus com todo o valor e autoridade daquele Nome.

APOCALIPSE 2, Vers. 8-29

Ap 2:8-11 Esmirna; a palavra significa "mirra" (as dores da perseguição). Isto cobre o período quando os crentes passaram por um tempo horrível de perseguição no terceiro século. Nenhuma falha é encontrada nos crentes durante este período. A perseguição os aproximou de Cristo. "Dez dias" podem representar dez períodos de horrível perseguição sob os ditadores Romanos.

Ap 2:12-17 Pérgamo significa "muito casado". Satanás agora muda seus métodos. Ao invés de perseguir os crentes, ele levou os incrédulos a se tornarem Cristãos nominais. Na época de Constantino (cerca de 288 a 337 AD) milhares de súditos deste Imperador Romano tornaram-se Cristãos (alguns apenas de nome). Os crentes receberam essas pessoas no seu meio. Lemos do resultado... Possamos aplicar a nós este aviso. Os mundos político e religioso estavam casados.

Ap 2:18-29 Tiatira. Este período foi quando a igreja Católica Romana dominou. Há corrupção aqui, e o Senhor fala com muita severidade.

Ap 2:20 "Jezabel" - este era o nome da ímpia mulher que foi casada com um dos reis de Judá. 1 Reis 16:30, 31 e 21:25. Ela é um tipo do que estava acontecendo espiritualmente aqui.

Orações e louvor andam juntos. Aqueles que oram tem louvores a dar.

APOCALIPSE 3

Ap 3:1-6 Sardes pode ser uma figura do Protestantismo. Ela escapou de Roma, mas logo naufragou no mundanismo e política.

Ap 3:1 "Tens nome de que vives, e estás morto". Era um nome que deveria ter tido vida, mas aqui vemos morte espiritual. Precisamos pensar nisto com muito cuidado. Será que estamos apenas dando de ombros e seguindo em frente descuidadamente? Nenhuma boa palavra é dita deste grupo.

Ap 3:7-13 Filadélfia. Esta é uma bela descrição de uma feliz condição. O próprio Cristo está no meio. Repare as coisas encorajadoras que ele diz para aqueles que viviam para o Senhor. Esta carta não descreve qualquer período em particular, mas nos mostra aqueles que permanecem na verdade de Deus. Trata-se da fidelidade ao próprio Senhor, que pode existir em qualquer período deste "dia da graça".

Ap 3:14-22 Laodicéia. Nenhum mal específico em doutrina é condenado aqui, mas o fato de se envolverem com coisas e dinheiro. O lucro e o prazer são duas grandes atrações que Satanás coloca diante das pessoas. Elas não sabiam que, na verdade, eram miseráveis, pobres, cegas e nuas. Não são crentes verdadeiros, mas apenas professos misturados com crentes verdadeiros.

Ap 3:19-22 Os verdadeiros crentes. Mas mesmo para eles, Cristo está do lado de fora, e precisa bater na porta do coração para ser convidado para entrar! Ele não faz isto com um incrédulo. O incrédulo precisa primeiro de um novo coração. Laodicéia é uma descrição de nosso mundo ocidental logo antes do Senhor vir nos buscar.

É preciso temer mais que nós não venhamos a escutar o Senhor, do que temer que Ele não venha a nos escutar.

APOCALIPSE 4

Começa a segunda parte do livro. O terceiro capítulo termina profeticamente com a vinda do Senhor Jesus para os crentes, portanto agora este capítulo trata dos eventos que acontecerão após "a igreja" (os verdadeiros crentes) ter sido levada para o céu. Assim, entre os capítulos 3 e 4 o "arrebatamento" dos crentes para o céu evidentemente ocorreu, pois agora os crentes são vistos no céu. Um trono é visto, e Deus naquele trono, mas descrito para nós de um modo que pudesse ser vislumbrado.

Ap 4:4 Os 24 anciãos podem ser uma figura de todas as pessoas redimidas; 12 representando o tempo do Antigo Testamento, e 12 "a igreja" do Novo Testamento. Há tronos nos quais estes anciãos estão sentados como sacerdotes reais com coroas em suas cabeças. Se você for um crente no Senhor Jesus Cristo, então esta cena no céu está descrevendo sua posição ali!

Ap 4:6-9 Os "quatro animais", ou seres vivos, são uma figura de poder, firmeza, inteligência e rapidez, em executar as ordens de Deus. Ou, podem ser entendidos melhor como Majestade (o leão), Paciência (o bezerro), Inteligência (o homem), e Rapidez (a águia). Estes nos mostram o grande governo de Deus.

Ap 4:10-11 Deus é adorado por todos como Criador. (Algo diferente do capítulo de amanhã).

Oro em razão de minhas necessidades... adoro por aquilo que tenho em Deus.

APOCALIPSE 5, Vers. 1-7

A glória do Cordeiro Imolado, o Senhor Jesus Cristo, como o Redentor, surge diante de nós. Ele adquiriu os direitos da herança terrenal. Este maravilhoso capítulo contém quatro visões diferentes (1) "E vi" vers. 1; (2) "E vi" vers. 2; (3) "E olhei" vers. 6 (4) "E olhei" vers. 11. Aquele que está assentado no trono tem um "livro" em Sua mão direita. Este livro contém detalhes sobre os eventos futuros que acontecerão na Terra.

Ap 5:2-5 Quem seria digno de abrir um livro assim? Nenhum homem foi encontrado.

Ap 5:5-7 O Leão da tribo de Judá (Jesus) era o Único que foi achado digno de fazer isto! Profetizado muito antes em Gênesis 49:9-10. É maravilhoso vermos como o Apocalipse (o último Livro) tem alguns de seus princípios vistos em Gênesis (o primeiro Livro). Veja também Hebreus 7:14. Mas quando João olhou, ele viu um Cordeiro como tendo sido morto (Jesus, evidentemente). Que visão esta deve ter sido para o Apóstolo João, confinado naquela pequena ilha do Mar Mediterrâneo.

Quando me aproximo de Deus para adorar, o faço como ocupado com Aquele que é perfeitamente aceito por Deus.

APOCALIPSE 5, Vers. 8-14

Ap 5:8-14 Tudo no céu mais uma vez explode em louvor e adoração a Deus. Mas agora visto como o Redentor (vers. 9). "Senhor" por direito de criação no capítulo 4; "Senhor" por direito de redenção neste capítulo.

Ap 5:9-10 O grupo do círculo mais interior é formado apenas de pessoas redimidas. Eles cantam dizendo "Digno és". Eles falam diretamente a Ele.

Ap 5:11-12 O próximo círculo é formado pelos anjos, centenas de milhões deles. Eles falam do Senhor e dizem "Digno é Ele (o Cordeiro)". Por nunca terem pecado, eles não O conhecem como Salvador.

Ap 5:13 O círculo exterior... toda a criação; o coro de "Aleluias" ressoa pelo Universo.

A queda de Pedro começou por falta de dependência e negligência na oração.

APOCALIPSE 6

Este capítulo nos dá a resposta para a pergunta que é feita com freqüência hoje em dia: "Por que Deus permite que todo o mal continue neste mundo?" Este "livro" mencionado em 5:2-5 tinha sete selos, que devem ser abertos, um de cada vez. É o livro do juízo (castigos) de Deus. Mas os detalhes estão na forma de símbolos. Os cavalos podem representar: (1) vers. 2 Um cavalo branco e seu cavaleiro: um conquistador vitorioso. (2) vers. 4 Cavalo vermelho; guerras e revoluções. (3) vers. 5 Cavalo negro; luto e fome, (4) vers. 8 Cavalo amarelo; peste (há referência a isto em Ezequiel 14:21). Os cavaleiros representam aqueles que controlam estas coisas. Deus, durante milhares de anos, tem estado em silêncio, observando, ouvindo cada palavra que é dita, permitindo que Satanás seja o deus deste mundo - 2 Co 4:4, suportando os insultos (e mesmo assim nunca perdendo o controle). E agora Ele intervém! As pessoas planejam um mundo melhor! Mas o mal deve ficar cada vez pior, e deve continuar assim até Satanás ser adorado.

Estes são os acontecimentos que tomarão lugar na Terra após os crentes terem sido levados ao céu. O mundo simplesmente seguirá seu caminho como fará um dia antes do Senhor Jesus voltar. Os negócios continuarão, muitas igrejas serão as mesmas. Tudo continuará como sempre, por um pequeno período. Então começarão os problemas.

Ap 6:9-11 Aqueles Judeus que são mortos por pregarem o evangelho do reino (que o Rei - o Senhor Jesus está voltando para estabelecer o Seu reino).

Ap 6:12-17 Horrível! Os governos - federal ao municipal, entrarão em colapso. Há terror e completo desespero em todos os lugares. As pessoas estão suplicando pela morte, mas o pior ainda está para vir.

Nossas orações deveriam ser... "Que aqueles que estão muito fracos para orar possam se apoiar no Senhor".

APOCALIPSE 7

Ap 7:1-8 Este capítulo interrompe a descrição do sexto capítulo... terminou com o sexto selo. Muitos em Israel irão crer no Senhor, e se voltar para Ele. Serão preservados durante estes horríveis dias.

Ap 7:9-17 Estes são Gentios, não Judeus. Aqueles que creram na pregação do evangelho do reino. (Veja Mateus 24:14 e vers. 36-41. Repare que nos versículos 40 e 41 acontece o inverso do "arrebatamento" pois são os incrédulos que desaparecem).

Israel atravessou o Mar Vermelho sob a proteção da nuvem... e atravessou o Jordão sob a proteção da Arca.

APOCALIPSE 8

O sétimo selo introduz as sete trombetas. Não como uma chamada final. E soam sobre todas as nações ocidentais do mundo. Todas estas nações nesta ocasião terão se afastado de Deus.

Ap 8:6-13 Você pode ver que este é o terrível futuro das orgulhosas nações que hoje levam o nome de Cristãs.

Ap 8:13 Aqui está o anúncio do clímax do terrível juízo que cairá sobre a Terra. Mas principalmente sobre o mundo ocidental.

Hoje Israel não tem nem um Deus verdadeiro, nem um deus falso, nem um rei, nem um sacerdote, nem um sacrifício. Mas após o arrebatamento, um remanescente entre os Judeus (Judá e Benjamim) terão seus olhos abertos e verão Jeová, seu Deus, e Davi, seu Rei! Todos os incrédulos de todas as 12 tribos serão destruídos.

APOCALIPSE 9

Ap 9:1 Uma estrela - (alguém com grande poder político), cai dos céus.

Ap 9:1-3 Calamidades horríveis vêm sobre a Terra como resultado desta vinda. É aberto o poço do abismo. Que dia terrível será para este pobre mundo de pessoas não salvas. Que coisa é entender que tudo isso irá acontecer logo após o Senhor Jesus ter levado os crentes para o céu. Nós crentes não passaremos pela tribulação - 3:10. O poder de Satanás é visto crescendo nestes 3 versículos. (O Espírito Santo que está na Terra hoje detém o poder de Satanás. Mas naquele tempo, o Espírito Santo terá voltado para o céu, e Satanás terá grande poder).

Ap 9:4-6 Muitos judeus não crerão no evangelho do reino vindouro, e estes versículos descrevem aqueles Judeus incrédulos.

Ap 9:7-21 Formas de maldade que antes disso eram contidas, agora se manifestam. Estes versículos parecem se referir ao Leste (Rio Eufrates - vers. 14).

O remanescente que crê deve se tornar a verdadeira nação de Deus e o cumprimento de Romanos 11:26, "E assim todo o Israel será salvo". Eles irão sujeitar seus corações diante de Jeová. A base de sua bênção já não será mais a guarda da lei, mas a Nova Aliança que tem, como fundamento, o precioso sangue de seu Messias que uma vez foi rejeitado.

APOCALIPSE 10

Mais uma vez acontece uma interrupção (até o final de 11:13) na narrativa dos eventos que devem acontecer na Terra.

Ap 10:1-3 Surge um anjo poderoso, provavelmente o próprio Senhor. É maravilhoso ver que o Senhor Jesus está no controle de tudo. Mesmo apesar de estarmos lendo de catástrofes tão incríveis, nada escapa de Suas mãos. Estamos a salvo naquela Mão - João 10:28.

Ap 10:8-11 É este exatamente o significado de João comendo o livro. Era doce saber que Deus estava falando a ele sobre estes eventos vindouros, mas era horrível enxergar o que deve significar isso para aqueles sobre os quais o juízo de Deus caiu.

Quando o sacerdócio de Israel fracassou (em Eli)... Deus levantou o profeta Samuel; quando tudo fracassou sob o comando dos reis (inclusive a família de Davi)... Deus levantou Isaías; quando o rei Acaz introduziu a idolatria (até na casa de Deus)... Deus anunciou a vinda do Messias!

APOCALIPSE 11

Ap 11:1-2 Uma pequena preparação para o futuro para aqueles Judeus crentes que continuarão perseverando no milênio. (Estes capítulos até aqui são todos sobre a primeira metade dos 7 anos).

Ap 11:2 Quarenta e dois meses é 3,5 anos. Isto refere-se à última metade daqueles 7 anos. E este, para ser mais exato, é o período de tribulação (não todos os 7 anos). Pois na primeira metade o anticristo está fingindo ser o Messias.

Ap 11:3-13 Deus tem poder na Terra. E estas duas testemunhas, que profetizam em Jerusalém, demonstram isto. 1.260 dias referem-se aos 3,5 anos. Mas elas são mortas. Parece até que o poder de Deus se foi; que este mundo não muda. O poder Romano deixa seus corpos mortos nas ruas para mostrar sua vitória - vers. 8. Então, de repente, aqueles corpos voltam à vida e são levados para o céu! Seguem-se mais catástrofes. (Isto termina o parêntesis aberto em 10:1). Os primeiros indícios do milênio começam a aparecer.

Ap 11:14-18 Finalmente o Senhor Jesus começa a assumir seu poder sobre a Terra.

Ap 11:15-17 "no céu" - quem seriam estas pessoas? Nós; aqueles que puseram sua confiança no Senhor Jesus Cristo. Daremos graças ao Senhor Deus Todo-poderoso! Que dia este que está chegando!

Ap 11:18 Este versículo termina com a história geral ou a história do livro. Daqui em diante, há certos detalhes que são abordados, um a um. A ocasião quando os mortos serão julgados é anunciada. Não quer dizer que sejam julgados neste momento.

Os filhos de Israel conheciam as obras de Deus, mas Moisés havia aprendido algo maior, os caminhos de DEUS.

APOCALIPSE 12

Ap 12:1-6 A vinda de Cristo à Terra foi o princípio da grande obra de Deus. Por isso agora lemos de uma mulher (Israel) e da criança (Cristo) que ela dá à luz. O dragão (Satanás) espera pelo nascimento para devorar a criança. Mas a criança escapa.

Ap 12:6 Refere-se ao tempo atual, quando Israel está espalhado.

Ap 12:7-13 Isto explica por que ela (Israel) precisava voar. Referem-se particularmente à última metade dos sete anos (1.260 dias no versículo 6) quando Satanás foi lançado à Terra.

Ap 12:14 "um tempo" é igual a 1 ano, "tempos" é igual a 2 anos. "metade de um tempo" é igual a meio ano. Isto mais uma vez soma 3,5 anos. Durante este tempo de tribulação, o Senhor está protegendo os crentes Judeus.

Ap 12:15-17 "atrás da mulher, água como um rio" refere-se às nações Gentias que Satanás usa para tentar destruir Israel durante este período de tribulação. Satanás odeia os crentes em Israel e volta sua fúria contra eles.

A palavra Babilônia não significa apenas "confusão", mas a própria Babilônia foi um lugar onde a idolatria teve sua origem sob influência de Satanás. Dali ela penetrou em todas as partes do mundo antigo.

APOCALIPSE 13

Ap 13:1-10 Este é o Império Romano voltando a existir... uma "besta" surgindo do mar. (O mar é uma figura da infatigável massa de nações Gentias na Europa ocidental.)

Ap 13:4 Por meio deste poder, o povo se voltará à adoração de Satanás.

Ap 13:11 "Outra besta" representa uma pessoa completamente diferente da "besta" do versículo 1. Trata-se do "homem de pecado", o "Anticristo" (2 Ts 2:3-10) e "falso profeta" (19:20), os 3 nomes descrevendo o mesmo homem. Estes dois poderes - a cabeça do Império Romano, "a besta" (do vers. 1) e o Anticristo "outra besta", juntamente com Satanás, formam a trindade maligna. Eles controlarão o mundo ocidental durante aquele tempo terrível, até que o Senhor Jesus volte do céu em fúria e raiva (19:11-13 e 2 Ts 2:8), e lance estes dois homens, vivos, no inferno (19:20).

Ap 13:12-18 Estes homens terão grande poder.

Ap 13:16-17 Todos terão que receber uma marca em suas testas. Caso contrário não lhes será permitido comprar ou vender!

Ap 13:18 Tem muita gente tentando dizer o significado destes números "666". Mas nosso conselho é que não perca tempo tentando descobrir o que não está claro. Cremos que o verdadeiro significado deste número não será conhecido até que "a besta" apareça.

Deus escolheu Israel para ser o Seu povo. Eles, todavia, mais uma vez, alheios deste privilégio de serem testemunhas da longanimidade de Deus para o mundo, tornaram-se (é difícil acreditar) instrumentos de Satanás para entregar à morte o bendito Filho de Deus! E não apenas isto, mas para perseguir aqueles que crêem nEle.

APOCALIPSE 14, Vers. 1-12

Ap 14:1-5 Cinco versículos que descrevem um impressionante contraste. Já lemos da terrível sorte daqueles que seguiram o falso cordeiro; agora vemos os regozijantes seguidores do verdadeiro Cordeiro. É como uma visão do que nós, no céu, veremos se olharmos para baixo, para a Terra, durante o reino de mil anos de Cristo. O céu e a Terra regozijarão e cantarão. Acaso você se emociona por saber que estará assistindo isto? E podemos ler disto agora mesmo! Vimos que os seguidores do falso Cristo receberam uma marca em suas testas, e agora estes seguidores do verdadeiro Cristo têm Seu nome e o nome de Seu Pai escrito em suas testas!

Ap 14:6-7 A pregação do evangelho eterno são as boas novas de Deus vinda do céu para este pobre mundo. Este é o chamado final de Deus e alcança cada canto do globo terrestre.

Ap 14:8 A ímpia e corrupta organização deste mundo, chamada de "Babilônia". Deus irá despedaçá-la.

Ap 14:9-11 A horrível perdição daqueles que adoraram o diabo e seus homens. Estamos aqui tratando com pessoas e coisas que são eternas! (1) A eterna existência de Deus - 10:6. (2) A eterna glória do Cordeiro, 5:13. (3) O reinado eterno do crente - 22:5. (4) A perdição eterna do diabo - 20:10. (5) O tormento eterno do perdido. "não têm repouso" - nosso versículo 11 e 20:10.

Ap 14:12 Que contraste vemos aqui. A paciência dos santos. Estamos lendo de crentes diante da morte iminente. Mas será melhor ser morto pela "besta" do que ser atormentado com "a besta".

ISRAEL - do Egito a Canaã... o sangue, e a canção e a Coluna são diferentes sinais do mesmo Jesus que atende a TODAS as nossas necessidades.

APOCALIPSE 14, Vers. 13-20

Ap 14:13 Que doce promessa para aqueles que morrem "no Senhor" durante essa temível época.

Ap 14:14 O Senhor Jesus, o Filho do Homem, aqui está para começar a varrer os culpados incrédulos da terra. Repare no que Ele tem em Sua Cabeça e em Sua Mão! Uma espada é usada para executar juízo, mas uma foice é para colher uma seara. Os crentes e incrédulos são separados nesta seara. O trigo (os crentes) serão reunidos em Seu celeiro e o joio (incrédulos) serão reunidos em feixes para queimar (veja Mt 13:30, 39 a 43).

Ap 14:15-20 Estas ações dos anjos podem parecer como se tudo fosse acontecer instantaneamente, mas estes eventos irão ocorrer durante os 3,5 anos da grande tribulação. Que terrível época para este mundo. E quão perto está! Nada na história deste pobre e triste mundo poderia sequer comparar-se a isto em termos de terror. O sangue correrá a ponto de chegar aos freios dos cavalos! E as pessoas hoje riem e não dão ouvidos ao evangelho, as boas novas de salvação por meio do Senhor Jesus Cristo.

Ap 14:20 Mil e seiscentos estádios é aproximadamente a extensão da terra de Israel (cerca de 200 milhas ou 320 quilômetros).

A fé é uma planta divina que só cresce no solo de uma vontade quebrantada.

APOCALIPSE 15

Ap 15:2-4 Os muitos mártires Judeus que morrem por sua sua fidelidade ao Senhor são vistos aqui no céu. Em 20:5 você pode ler de como eles estão no céu, mesmo apesar de terem provavelmente vivido na Terra por ocasião do Arrebatamento. (Eles nunca tinham escutado o Evangelho da graça de Deus, portanto não foram levados naquela ocasião. Mas agora eles têm uma ressurreição especial e fazem parte da primeira ressurreição - o arrebatamento).

Ap 15:5-8 Quando pensamos no templo das Escrituras do Antigo Testamento, pensamos em uma ordem tranqüila de sacerdotes cuidando do culto. E pensamos também na bondade e graça de Deus abrindo um acesso para Seu povo poder encontrá-Lo. Mas veja o contraste aqui. Sete anjos (não sacerdotes) têm sete pragas. A terrível ira de Deus está para ser derramada sobre esta Terra. Mas nunca nos esqueçamos da verdade que isto representa. Que agora existe graça e amor. Logo haverá ira e castigo.

O orgulho barra o caminho do verdadeiro discernimento.

APOCALIPSE 16

Chegamos aqui ao clímax dos castigos que caem sobre a Terra provenientes do céu. Há sete frascos (ou cálices) que são derramados sobre a Terra.

Ap 16:1-2 Vêm misérias horríveis.

Ap 16:3 Não se trata de morte física, ou literalmente sangue, mas é simbólico. Toda a fé fingida é posta de lado. Há um completo abandono (apostasia) de Deus.

Ap 16:4-7 Um rio nas Escrituras geralmente é uma figura de vida de saúde e refrigério, mas aqui é exatamente o oposto.

Ap 16:5 Um anjo encontra-se, geralmente, cuidando de algo para Deus, para executar Suas ordens. Aqui o anjo justificava a Deus, pois Deus é justo.

Ap 16:6 A água, que geralmente é um símbolo de vida, aqui é de morte.

Ap 16:7 O altar é um símbolo da presença de Deus. Uma voz concorda com todos estes severos castigos de Deus.

Ap 16:8-9 Uma extrema opressão abrasa a raça humana. Mas as pessoas não se arrependem, e blasfemam contra Deus!

Ap 16:10-11 A Europa ocidental irá sentir a fúria e ira de Deus Todo-Poderoso.

Ap 16:12-14 As nações orientais onde os Muçulmanos, (Islã) e outras religiões estão, devem ser as próximas a receber o que merecem por seu desprezo e ódio contra Deus. Desses países sairão horríveis cultos e impiedades - já vemos isso acontecendo hoje.

Ap 16:15 "Venho como ladrão", é um aviso na preparação do sétimo e último cálice.

Ap 16:17-21 Agora chega o fim do domínio Gentio do mundo, o fim do dia do homem.

Ap 16:19 "A Grande Babilônia" - a expressão máxima de toda a religião meramente humana, de tudo aquilo que está em oposição contra Deus - é o principal alvo do castigo. Seu título "grande" aponta para seu imenso poder religioso. Mas sua completa destruição é chegada. Estamos nos mantendo separados desse ímpio sistema? cap. 18:4.

Ap 16:21 Quanto pior o castigo, mais os homens blasfemam e odeiam a Deus. Não faz com que qualquer deles se voltem para Ele. Os homens não mudam, a menos que o Espírito de Deus, em graça, os converta e os salve. Quão paciente é Deus!

Não pela experiência passada, mas é pela fé presente que Deus deve ser conhecido. Sl 78

APOCALIPSE 17

Uma horrível descrição das religiões do mundo ocidental nessa ocasião. Muitos podem dizer, "Com certeza não se trata das igrejas no mundo hoje". Bem, você deve ler este capítulo devagar e cuidadosamente. Cada pessoa não salva que estiver viva quando o Senhor Jesus voltar será deixada para trás para viver esses dias. As religiões dos não salvos continuarão como estão hoje. O que as Escrituras nos dizem hoje? Leia 2 Coríntios 6:14-18. Não se esqueça de que todo crente no Senhor Jesus Cristo será arrebatado desta Terra quando Ele vier da primeira vez. A maioria das pessoas sabem qual é a cidade edificada sobre sete colinas - vers. 9.

Ap 17:7 O poder religioso deverá controlar o poder político.

Ap 17:18 A Europa Ocidental lutará contra Deus.

Ap 17:16 A besta é a cabeça do poder político - o Império Romano revivido. A "grande meretriz" é a organização religiosa.

O poder encontra-se na sinceridade e fervor da fé, que não é nada mais que simplicidade e realidade de fé.

APOCALIPSE 18

Todo este capítulo fala dos lamentos daqueles que vêem a destruição do poder religioso. Ela trouxe um grande esplendor e aparência de justiça ao mundo. Mas era tudo hipocrisia. Todavia, serviu bem aos não salvos, pois eles podiam seguir em frente com seus pecados enquanto freqüentavam cultos religiosos. Eles sentem ao vê-la destruída.

Não se esqueça... a fé tem seu próprio mundo. 2 Sm 23:4

APOCALIPSE 19

Ap 19:1-10 Há gozo no céu porque o castigo do mal está sendo efetuado. Deus é assim honrado... o ímpio, o falso sistema religioso, a falsa noiva é destruída. A verdadeira noiva está no céu e está para ser apresentada. Enquanto estas coisas horríveis estão acontecendo na Terra, um grande evento tem lugar no céu. As bodas do Cordeiro. O Senhor Jesus casa-se com Sua noiva (a Igreja do Novo Testamento) e quem é ela? Todos os pecadores que foram lavados pelo Seu sangue precioso, pela morte de Cristo, desde a descida do Espírito Santo. Que dia maravilhoso para nós! Isto encerra a segunda grande parte deste livro. Agora vem a última parte.

Ap 19:11-21 O Senhor vindo em glória. Estes versículos descrevem aquele evento. Ele vem em ira, o humilde Jesus que foi desprezado e rejeitado, virá como um Rei conquistador e vitorioso. Ele é Rei de reis, e Senhor de senhores. Finalmente, Ele tem o Seu lugar. Será que concedemos a Ele este lugar em nosso coração hoje?

Ap 19:14 "Os exércitos" no céu não são anjos, mas santos - (nós, os crentes), que seguem seu Capitão. Este é o cumprimento da profecia de Enoque (veja Judas, vers. 14).

Ap 19:19-21 Um imenso exército, chefiado pela besta (a cabeça do Império Romano), reune-se para lutar contra o Senhor Jesus. Todos são destruídos por Ele!

Ap 19:20 Quem pode descrever com palavras o horror de um tão terrível juízo (castigo)? Este será o castigo das duas pessoas, um que é Judeu (veja comentários do capitulo 13, vers. 11) e o outro um Gentio (veja (13:1), e talvez ambos estejam na Terra neste exato momento! "O lago de fogo é um lugar, e não uma condição, mencionado aqui pela primeira vez.

Fé é a expressão exterior, não interior, da alma.

APOCALIPSE 20

Ap 20:1-3 Satanás é lançado no abismo (ainda não no lago de fogo), por mil anos (durante o milênio).

Ap 20:4 Os profetas Daniel e João vêem os mesmos tronos; Daniel os viu ocupados (Daniel 7:9), mas a redenção aconteceu, de modo que João vê pessoas sentadas neles. Aqueles que foram mortos durante a tribulação por testemunharem de Jesus assim como nós, que somos crentes, estaremos vivendo e reinando com Cristo por mil anos sobre a Terra, não na Terra.

Ap 20:5-6 Cada pessoa morta ficará em seu túmulo até o julgamento do grande trono branco, no final dos mil anos.

Ap 20:7-10 No final do milênio (mil anos) Satanás será tirado do abismo, e deixado solto por algum tempo. Mesmo depois de terem visto o Senhor Jesus reinar em justiça durante aqueles mil anos, milhões (um sem número) voltarão a seguir Satanás. Mas o castigo cairá sobre eles.

Ap 20:10 Satanás é o enganador. Se pudéssemos apenas entender o quão esperto e enganador ele é, não seríamos enganados por ele com tanta freqüência como somos hoje. E lembre-se de que ele é um enganador religioso. Aqui está o seu terrível fim.

Ap 20:11-15 Agora chega o juízo final. Somente os perdidos são apresentados aqui. Certifique-se de entender bem isto. Não existe algo como um dia do juízo final para todas as pessoas se apresentarem diante de Deus para descobrir para onde devem ir, céu ou inferno. Aqueles que aparecem aqui são os que rejeitaram a Deus, desde Caim até a última pessoa nascida.

A fé é o melhor raciocinador.

APOCALIPSE 21

Ap 21:1-8 Estes versículos descrevem a condição eterna (após os 1000 anos) dos salvos. Então o restante do capítulo vem descrever a condição dos salvos com o Senhor durante o milênio. Podemos ter invertido a ordem destes versículos, mas Deus tem o Seu propósito é sempre perfeito. O nome "Deus" é o único usado. Toda a obra está completada e Deus é tudo em todos - 1 Coríntios 15:27-28. O que tudo isso acarreta ao nosso coração? Faz-nos afastar deste mundo para irmos em direção a Cristo? Certamente deveria.

Ap 21:2 A noiva, mesmo depois dos 1000 anos, será tão jovial e bela como no dia de seu casamento!

Ap 21:9-27 O milênio para os crentes. Nós crentes iremos estar com o Senhor, reinando sobre a Terra, não nela.

Ap 21:27 Nada que possa estragar algo ali irá entrar!

A fé descansa na avaliação que Deus dá ao sangue... não na que nós damos.

APOCALIPSE 22

Ap 22:1-2 Uma descrição do milênio.

Ap 22:3-5 Uma descrição do estado eterno.

Ap 22:6-21 O término do livro. Mas antes de termina, Jesus faz mais uma declaração - "Eis que cedo venho".

Ap 22:20 E outra vez. Possamos nós ardentemente corresponder com estas mesmas palavras. Por nós foi que Ele morreu, por nós é que Ele vive, por nós é que Ele virá.

Ap 22:21 Sua infalível graça é nossa força e sustento. E assim termina a Bíblia. Que tesouro temos! A Palavra de Deus, que nos diz tudo o que precisamos saber. E que revela tudo o que Deus é, que Ele é luz e amor. Possamos aprender a conhecê-Lo e amá-Lo cada vez mais.

by Norman Berry - 1911-2001


Um comentário:

  1. GRAÇA,PAZ E MISERICÓRDIA VOS SEJAM MULTIPLICADAS!
    Amado irmão´é com muita alegria que digo, me emocionei ao ler esse comentário,devido a profunda verdade que nos entra na alma e nos banha da graça e misericórdia do Senhor.
    Só em Cristo, pelo Espírito Santo podemos entender a mensagem para os crentes nas profecias,que o Senhor nos ajude a perseverar, e cedo venha !!
    Deus o abençoe!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.