24 de setembro de 2010

Como entender o Apocalipse?


A chave para entender o Apocalipse é que é um livro de símbolos, portanto é preciso ter cuidado com a interpretação literal desses símbolos. Outra chave é a divisão que acontece logo no início:



Ap 1:19 Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;

Isto cria três grandes divisões:

1. As coisas "que tens visto" são aquelas do capítulo 1, ou seja, as que João estava vendo no momento da revelação.

2. As coisas "que são" nos falam do tempo presente, tanto para João quanto para nós, isto é, de coisas que existiam tanto no tempo de João quanto em nosso tempo: a Igreja. As coisas "que são" são as cartas às sete igrejas, ou capítulos 2 e 3.

3. As coisas que "depois destas hão de acontecer" nos fala de um futuro do ponto de vista de quem pertence ao tempo das "coisas que são", que é o tempo atual em que a igreja é o testemunho de Deus no mundo. Se prestar atenção no cap. 4 verá que ele começa com "Depois destas coisas..." e parece haver ali uma figura do arrebatamento, já que João é convidado pelo anjo a subir ao céu e assistir de lá as coisas que acontecerão neste mundo.

Do capítulo 4 em diante é tudo futuro ainda e eu particularmente não creio que estarei aqui para ver acontecer coisas como a grande tribulação, a besta, o anticristo etc.

Para entender melhor o Apocalipse sugiro a leitura dos comentários de Norman Berry em http://vejanabiblia.blogspot.com/2010/09/comentario-apocalipse.html

Fonte Respondi




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.