12 de janeiro de 2013

A Noiva do Cordeiro - Hamilton Smith



Conteúdo

INTRODUÇÃO
Capítulo 1 – CRISTO E A SUA NOIVA
Capítulo 2 – A NOIVA NOS CONSELHOS DE DEUS
Capítulo 3 – O CHAMAMENTO DA NOIVA


Introdução - A NOIVA DO CORDEIRO

Todo crente instruído sabe que a Igreja – ou a Assembléia de Deus – é composta de todos os crentes unidos a Cristo na glória pelo Espírito Santo na terra. Além disso, que a Igreja veio a existir na vinda do Espírito Santo em Pentecostes, e será completada na vinda do Senhor, no arrebatamento.

Sabemos também que a Igreja é vista em diferentes aspectos, e se apresentada sob várias figuras, no Novo Testamento. Ela é vista como um rebanho (Jo 10:16); como a Casa de Deus (1 Tm 3:15); como um Corpo (1 Co 12:12, 13); e por fim como a Noiva do Cordeiro (2 Co 11:2; Ap 21:9).

Em cada caso ela é a mesma companhia de pessoas, mas vista de maneiras diferentes para apresentar verdades diferentes. Como um rebanho a Assembléia é vista como composta de todos os crentes mantidos juntos pelo poder atrativo de Cristo como único Pastor, que conduz o Seu povo pelo deserto deste mundo, os salvando do inimigo, os protegendo de todo perigo, e os conduzindo para verdejantes pastagens. Como a Casa de Deus a Assembléia é vista como o lugar da habitação de Deus o Espírito Santo na terra, onde a verdade é sustentada, e um testemunho exibido ao mundo da graça de Deus. Como um Corpo, do qual Cristo é o Cabeça, a Assembléia é vista como uma companhia de pessoas nutridas pelo Cabeça, e em quem toda a plenitude de Cristo é anunciada.

Como a Noiva do Cordeiro, a Igreja é vista como inteiramente para Cristo o objeto do Seu amor, cuidado e prazer. É esse aspecto da Igreja que desejamos resumidamente considerar. Ele é um aspecto da Igreja que, de um modo especial, expõe o amor de Cristo, e por essa razão apela muito diretamente para o nosso coração.

Não há nenhuma relação mais íntima do que essa de um noivo e uma noiva. Por isso a perfeita adequação dessas figuras para mostrar o amor de Cristo pela Sua Igreja. Resumidamente podemos dizer que o Espírito de Deus usou essa mais íntima de todas as relações para expor:

Primeiro: A Igreja como o objeto do amor, cuidado e prazer de Cristo;

Segundo: Para que a Igreja seja um objeto apropriado para Cristo amar;

Terceiro: Para que na Igreja seja achada uma companhia apropriada para compartilhar com Cristo as glórias vindouras de Seu reino. Tudo o que o Noivo herda a Noiva herdará. A participante dos Seus sofrimentos no dia da Sua rejeição, será a participante do Seu trono no dia da Sua glória. Quando Cristo reinar sobre toda a terra ela reinará com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.