28 de julho de 2010

O "DENOMINACIONALISMO" é ordem de Deus ou dos Homens???


Todo cristão tem, mais ou menos, olhado para a Palavra de Deus (a Bíblia) para encontrar o caminho da salvação, mas parece que muito poucos, depois de serem salvos, têm buscado a Palavra para encontrar como o Senhor os congregaria para adorar e ministrar. Embora todos creiam que há somente um caminho para ser salvo, muitos consideram que a cada um é deixada a escolha por si mesmo de como ele deverá adorar. Como resultado, a maioria dos cristãos vai adorando cada um em sua própria forma ou estilo peculiar a sua filiação denominacional, ainda que o padrão de Deus para o verdadeiro cristão adorar e ministrar permanece claramente revelado na Bíblia. Já que é assim, convém a todo crente autêntico buscar as Escrituras para aprender qual é a Sua vontade nesse importante assunto.
Já que estamos prontos para dar uma resposta a todo homem que nos pergunte sobre a esperança que está em nós com mansidão e temor (1 Pe 3:15), devemos estar capacitados para dar uma resposta da Palavra de Deus para o porque adoramos da forma como o fazemos. Podemos então, dar nossa autoridade da Escritura para a forma com que nos reunimos com outros cristãos para adorar? Ou estamos simplesmente seguindo as tradições dos homens? Fazemos as seguintes perguntas como um desafio a todo crente da sua autoridade Bíblica para o porque se reúnem com outros cristãos da forma como o fazem.
1. Que autoridade há na Palavra de Deus para se estabelecer a chamada igreja denominacional ou não denominacional no testemunho cristão, quando as Escrituras condenam o estabelecimento de seitas e divisões entre os crentes? (1 Co 1:10, 3:3, 11:18-19).
2. Que autoridade de Deus têm os cristãos para designar suas assim chamadas “igrejas” com nomes tais como: Presbiteriana, Batista, Pentecostal, Aliança, cristã Reformada, Anglicana, etc, quando a Bíblia nos diz que os cristãos estão reunidos somente no Nome do Senhor Jesus Cristo? (Mt 18:20, 1 Co 5:4).
3. Que autoridade de Deus têm os cristãos para designar suas assim chamadas “igrejas” pelo nome de homens proeminentes e dotados tais como, Luterana (Martinho Lutero), Menonita (Menon Simons), Wesliana Metodista (John Wesley), etc, quando a Escritura condena a forma de comunhão cristã em torno de um líder na igreja? (1 Co 1:12-13, 3:3-9).
4. Que autoridade de Deus têm os homens para estabelecerem igrejas sobre linhas de distinção nacionais tais como, “Irmãos Menonitas Chineses”, “Igreja Otodoxa Grega”, “Igreja Católica Ucraniana”, Igreja Batista Filipina”, “Igreja Alemã de Deus”, etc, quando a Escritura nos diz que não há distinções nacional ou social na igreja de Deus? (Cl 3:11).
5. Que autoridade têm os cristãos para imitar para seus lugares de adoração o tabernáculo e o templo da ordem Judaica do Velho Testamento? Os edifícios destas igrejas freqüentemente têm seus móveis adornados com ouro e outros materiais preciosos. Alguns deles são construídos com sua entrada voltada para o leste como era o tabernáculo. Muitos destes edifícios religiosos têm um altar. Outros têm lugares especiais cercados com cordas como sendo mais sagrados do que os outros lugares. Que autoridade os cristãos têm para tomar emprestadas coisas como estas do Judaísmo, quando a Bíblia indica que o cristianismo não é uma extensão da ordem Judaica, mas antes um caráter inteiramente novo de aproximação de Deus? (Hb 10:19-20, 13:13, Jo 4:23-24).
6. Há algum fundamento da Palavra de Deus para terem campanários e cruzes erigidos nestes assim chamados edifícios?
7. Há algum fundamento da Palavra de Deus para chamarem estes edifícios de “igreja”? A definição Bíblica para “igreja” é uma companhia de crentes que foi chamada para fora tanto dos Judeus como dos Gentios pelo evangelho, e estão unidos em um corpo pela habitação do Espírito de Deus, para Cristo sua Cabeça no céu (At 11:22, 15:14, 20:28, Rm 16:5, 1 Co 1:2, Ef 5:25).
8. Que autoridade há na bíblia para estabelecer um homem na igreja (usualmente chamado de Pastor, Sacerdote, Padre ou Ministro) para “conduzir” a adoração? A Escritura ensina que o Espírito de Deus foi enviado para o mundo com o propósito de guiar a adoração cristã (Fl 3:3, Jo 4:24, 16:13-15). A Bíblia indica que é Ele (o Espírito Santo) Quem preside a assembléia dos santos e a dirige como Ele quer (1 Co 12:11).
9. Que autoridade bíblica existe para existir reunião de adoração pré-definida nestas igrejas? Freqüentemente um programa será entregue descrevendo a ordem na qual a adoração será conduzida em um dia em particular.
10. Que autoridade há da bíblia para as chamadas reuniões de “culto” que se fazem nestas igrejas, quando elas normalmente consistem em ouvir música e a um homem que dá um sermão?
11. Que autoridade há da bíblia, no Novo Testamento para o uso de instrumentos musicais na adoração cristã? A adoração cristã é o que é produzido no coração pelo Espírito de Deus, e não por meios mecânicos pelas mãos dos homens. At 17:24-25).
12. Que autoridade há na bíblia para repetir orações prescritas de livros de oração na reunião da igreja? A Bíblia diz que não deveríamos usar vãs repetições em nossas orações, mas que nossas orações deveriam ser com nossas próprias palavras expressadas vindas do coração (Mt 6:6-8, Tg 5:16, Sl 62:8).
13. Que autoridade há para na bíblia, para repetir os Salmos nas chamadas reuniões de culto, quando os Salmos expressam os sentimentos de pessoas que não estão no fundamento cristão, e não conhecem os privilégios cristãos?
14. Porque a maioria das igrejas toma a Ceia do Senhor uma vez por mês ou cada três meses, quando a Escritura diz que depois que a igreja foi estabelecida sob o ministério de Paulo, o hábito dos cristãos era de partir o pão todo dia do Senhor? (At 20:7).
15. Que autoridade há da Escritura do Novo Testamento para se ter um coral de cantores treinados para ajudar na adoração cristã?
16. Que autoridade há da Escritura para o uso de capas e roupas especiais na reunião de adoração cristã? Os corais normalmente se vestem de capas, e algumas vezes o Ministro também.
17. Que autoridade têm estas igrejas para permitir que as mulheres preguem e ensinem publicamente quando a Bíblia diz que o papel das irmãs é de não tomar lugar publico na igreja, tanto na administração quanto no ensino e pregação? A Escritura diz que elas devem estar em silêncio na reunião (1 Co 14:34-38, 1 Tm 2:11-12).
18. Que autoridade há para as mulheres orarem e profetizarem (ministrar a Palavra) nestas igrejas com suas cabeças descobertas, quando a Palavra de Deus diz que elas devem estar cobertas? (1 Co 11:1-6).
19. Que autoridade há na bíblia para permitir apenas certas pessoas (Pastor, Sacerdote, Padre ou Ministro) ministrarem a Palavra de Deus? Porque não há liberdade nestas igrejas para todo aquele que esteja apto para ministrar liderado pelo Espírito? A Bíblia ensina que quando os cristãos se reúnem em assembléia todos (irmãos) devem ter a liberdade para ministrar desde que o Senhor os conduza pelo Espírito (1 Co 12:6,11, 14:24, 26, 31).
20. Que autoridade Escritural há para a idéia de que uma pessoa precisa ser ordenada para estar no ministério? Não existe nenhum pastor, mestre, evangelista, profeta ou sacerdote na Bíblia que foi ordenado para pregar ou ensinar! A Escritura ensina que a própria possessão de um dom espiritual é a garantia da pessoa para usa-lo! (1 Pe 4:10-11).
21. Que autoridade Escritural há para a idéia de que existem homens hoje na terra que tenham poder para ordenar outros homens? Onde eles conseguiram esse poder?
22. Há alguma autoridade para nomear pessoas “Pastores” (como “Pastor Fulano”) quando na Escritura esse dom nunca foi atribuído a ninguém como um título?
23. Que autoridade Escritural há para fazer de um homem Pastor de uma igreja local quando a Escritura nunca fala do dom de um pastor para um cargo local? (Ef 4:11).
24. Que autoridade da Escritura há para estes assim chamados Ministros se nomearem de “Reverendo”, quando a Bíblia diz que “Reverendo” é o Nome do Senhor? (Sl 111:9). Alguns clérigos têm o nome de “Padre” (Pai), embora a Escritura diga que não deveríamos chamar nenhum homem de “Pai”! Outros têm o título de “Doutor” (que significa ‘mestre’ ou ‘instrutor’ em latim) o que a Escritura também nos diz que não deveríamos fazer (Mt 23:8-11).
25. É uma prática Escritural para a igreja estar escolhendo seu “Pastor” ou “Ministro”? O procedimento usual é que o candidato a “Pastor” seja convidado para uma igreja onde será dada a ele a oportunidade de ser provado entregando alguns sermões. Se sua pregação é aceitável, então a igreja (usualmente através do grupo de diáconos) o elegerá para ser seu “Pastor” local. Esse procedimento está de acordo com a Palavra de Deus?
26. Que autoridade Escritural há para as igrejas escolherem seus anciãos? Não existe nenhuma igreja local na Bíblia que escolheu seus anciãos.
27. Que autoridade da Escritura têm as igrejas para guardar dias santos e observar feriados cristãos, tais como, Sexta Feira Santa, Dia de Todos os Santos, Quaresma, Natal, etc? A Escritura diz que o cristianismo não é feito de dias e estações (Gl 4:10, Cl 2:16).
28. Que autoridade Escritural têm aqueles que ministram no púlpito destas igrejas para ensinar doutrinas tais como, Teologia do Pacto, Amilenismo, Segurança Condicional, Purgatório, Indulgência, Legalismo, etc?
29. Existe alguma autoridade da Escritura para reuniões de “Testemunho”, onde um homem se levantará e dirá à audiência como ele foi salvo, freqüentemente discorrendo sobre sua vida passada de pecados?
30. Que autoridade do Novo Testamento há para tomar dízimo (dez por cento do rendimento) da audiência, quando dizimar é claramente uma lei Mosaica para Israel?
31. Que autoridade Escritural há para o empenho em angariar fundos e pedir doações de uma audiência mista de pessoas salvas e perdidas nestas igrejas? A Bíblia indica que o servo do Senhor não toma “nada” deste mundo de pessoas não salvas entre os quais eles pregaram o evangelho (3 Jo 7).
32. Os seminários e as escolas Bíblicas são a forma de Deus preparar um servo para um ministério? Dar e receber diplomas e graus (Doutor em Divindade D.D.) tem suporte na Escritura? A Bíblia diz que nós não devemos dar títulos lisonjeiros uns aos outros (Jó 32:21-22, Mt 23:7-12).
33. Existe alguma fundamentação da Palavra de Deus para estas igrejas enviarem Ministros e Pastores para um lugar em particular para conduzir uma reunião para o Senhor? Freqüentemente ouvimos comentários como, “O Pastor tal e tal foi enviado por tal e tal organização”. A Escritura mostra que Cristo, o Cabeça da igreja e Senhor da ceara, envia Seus servos pela liderança do Espírito para a obra que Ele tem para eles, e que a igreja deve simplesmente reconhece-lo dando ao sevo a destra de comunhão (Mt 9:39, At 13:1-4, Gl 2:7-9).
34. De onde na Escritura tomamos o conceito de que a igreja é uma organização educacional? Freqüentemente ouvimos as pessoas dizerem, “Nossa igreja ensina que...”. Na Bíblia não vemos a igreja ensinando, mas o que a igreja ensinou através de pessoas levantadas pelo Senhor (At 11:26, Rm 12:7, 11, 17, 29, 3:6, 13, 22, 1 Ts 5:27).
35. Que autoridade do Novo Testamento há para consagrar ou apresentar crianças pequenas na igreja? O Senhor Jesus foi apresentado apenas para cumprir a lei do Velho Testamento, pois nesse mesmo ato também foram sacrificados alguns animais (Lc 2:24).
36. Que autoridade Escritural há para a prática de apresentações de coreografias ou peças teatrais nas reuniões da igreja, quando a Bíblia nos ensina que não devemos nos conformar com este mundo? (Rm 12:2).
37. Porque na Ceia do Senhor algumas igrejas permitem que todos os presentes participem, inclusive as crianças pequenas, sendo que todos os ensinamentos sobre ela no Novo Testamento mostram claramente que só podem participar os que “perseveram na doutrina dos apóstolos, e na comunhão”? (At 2:42).
38. Que autoridade do Novo Testamento há para a prática de reuniões especiais para “cura interior”, “regressão”, “benção das riquezas”, “testemunhos”, etc, sendo que o motivo central das reuniões no Novo Testamento é o de “partir o pão” e “edificação” dos irmãos? (At 20:7, 1 Co 14:26).
39. Quem foi autorizado pela Escritura para estabelecer uma lista comumente chamada de “rol de membros” de uma igreja, sendo que somente o Senhor conhece os que são e os que não são salvos?
40. Que indicação existe no Novo Testamento para que as igrejas tenham o assim chamado “Ministério de Louvor” que normalmente é exercido apenas por um grupo de irmãos? Os únicos ministérios que encontramos no Novo Testamento são os que estão mencionados em Efésios 4:11 e que na verdade o louvar ao Senhor deve ser tarefa de todos os salvos e não de um grupo deles.
“Podemos fazer qualquer coisa sobre as quais a escritura silencia!”

Alguns cristãos respondem a essa pergunta arrazoando que se a Palavra de Deus não trata ou proibi alguma coisa especificamente, então ela é sem importância para Deus. Eles pensam que a Bíblia não trata do assunto de como os cristãos deveriam se reunir para adorar e ministrar; e, portanto, é algo que poderia ser deixado para o gosto e entendimento pessoal. Conseqüentemente, não vêem nada de errado com o estabelecer coisas na cristandade que não estão na Bíblia.
Ora, essa suposição está simplesmente incorreta, primeiramente, porque a Bíblia trata do assunto de como os cristãos devem se reunir para adorar e ministrar. A ordem tradicional do governo da igreja nas denominações hoje não somente não está na Palavra de Deus, senão que a maioria delas contradiz a clara afirmação na Palavra de Deus!
Em segundo lugar, não é um princípio racionalmente saudável arrazoar sobre o que não esta na Bíblia para alcançar a mente de Deus sobre um assunto (2 Tm 1:7). A verdadeira razão de termos as Escrituras é para que possamos saber Sua vontade (1 Co 2:12-13). Em essência, o que está sendo dito é que, “Podemos fazer qualquer coisa que queiramos na adoração e ministração mesmo que não esteja mencionado na Bíblia!” Isso é um absurdo. Nos lembramos do que um bem intencionado, mas confuso, irmão disse, “Existe muito mais nas entrelinhas (da Escritura) do que nas linhas!” Perguntamos: “Esta é a forma de nos aproximarmos da mente de Deus sobre um assunto?” Se aplicarmos esse princípio a outros assuntos que pertencem à doutrina e prática cristã, então poderia não haver fim para aquilo que poderíamos fazê-las significar. A verdade sobre um assunto em particular seria perdida em pouco tempo! De fato, para um longo período, é o que justamente aconteceu com o assunto de como os cristãos deveriam se reunir para adorar e ministrar. Isso nos faz lembrar dos dias dos juízes quando “cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos” (Jz 17:6, 21:25, Dt 12:8, Pv 21:2).
T.B.Baines disse: “Tanto Deus colocou uma ordem para a assembléia, como Ele a deixou para que o homem assim fizesse. Se Ele colocou uma ordem, é claramente obrigatória sobre todos, e todo afastamento daquela ordem é um ato de desobediência”. Se nós estamos honestamente buscando Sua vontade, o caminho mais lógico seria voltar para a Palavra de Deus e começar do começo, dizendo assim, “Não faremos nada, apenas o que está mencionado na Bíblia na nossa adoração e ministração”. Isto é o que buscaremos fazer enquanto perseguimos esse assunto no decorrer deste livro.

Extraído do Livro do Bruce Anstey "A Ordem de Deus para as Reuniões Cristãs de Adoração e Ministração (CULTO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.